Priscila Amoni pintará empena em Sete Lagoas

Priscila Amoni pintará empena do edifício Liberal (Avenida Pedro Luiz) durante o festival

Desde terça-feira (10) quando teve início do Festival Nacional de Arte na Rua (FENAR) em Sete Lagoas (MG), várias manifestações artísticas vão preencher parte da cidade. Uma delas é a pintura da muralista Priscila Amoni, que vai colorir a empena do edifício Liberal, um dos mais tradicionais da cidade, na Avenida Pedro Luís.

A pintura deve acontecer entre os dias 15 e 21 de novembro. A escolha do local pretende ressignificar a pintura feita pela artista em 2019, em que retratava uma mulher indígena, numa tentativa de dar outros contornos às narrativas coloniais e que, segundo o curador do festival, Alan Keller: “A pintura da Priscila foi violentamente apagada, transgredindo toda a liberdade de expressão”, destacou.

A obra antiga existia na orla da Lagoa Paulino, ao lado da Casa da Cultura e foi apagada com tinta branca, sem qualquer tipo de aviso, transformando o antigo mural em parede e mobilizando os coletivos locais em manifestos na época.

A primeira obra de arte verticalizada de grande porte de Sete Lagoas vai ser revelada ao público ao final do festival e será uma surpresa e “também um presente aos moradores de Sete Lagoas”, afirma Alan.

Sobre a muralista Priscila Amoni

Priscila Amoni nasceu e vive em Belo Horizonte (MG), porém é muito presente na cidade de Sete Lagoas. É muralista, diretora artística, mãe. Sua pesquisa toca as ancestralidades mágicas do território popular brasileiro. “Sua pintura é sua forma de rezar, e seu trabalho se mistura com a vida”, descreve-se. A artista é mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, co-criadora e co-curadora do CURA – Circuito Urbano de Artes, um dos mais relevantes festivais de Arte Pública do país

A artista trabalha há 13 anos como pintora e sete como muralista, tendo como destaque as pinturas superfícies externas de grandes dimensões, como as fachadas cegas de edifícios. Já pintou quatro empenas de prédios, sendo uma na França, uma em Juiz de Fora e duas em Belo Horizonte. Uma destas com 49 metros de altura. Além dos edifícios, Priscila tem murais em diversas

cidades do Brasil e em outros países, como França e Portugal. Em 2017 pintou a fachada de um castelo, em Marcoux, no centro da França.

Sobre o FENAR

Com o novo formato, em razão da pandemia da Covid-19 e da flexibilização sanitária para os eventos, o público poderá assistir a espetáculos e bate-papo online e também participar de atividades presenciais.

Espaços como a Orla da Lagoa Paulino, o Anfiteatro Casarão (Centro Cultural Nhô-Quim Drummond), a Vila Vicentina, o Terminal Urbano, a Lagoa da Boa Vista (Parque Náutico), o Salão da Igreja (Comunidade do Morro Redondo), o Edifício Liberal e a Praça Tiradentes serão palco das atrações presenciais neste momento de retomada.

Vale ressaltar que o encerramento será com Paralamas do Sucesso, em show na Lagoa da Boa Vista (Parque Náutico), também aberto ao público, como todo o FENAR.

Para a presença e circulação no evento é exigido o uso de máscaras e álcool gel, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

O FENAR 2021 é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Cimento Nacional, apoio da Prefeitura de Sete Lagos, gestão do Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e realização Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

Serviço:

III Festival Nacional de Arte de Rua

Até 21 de novembro

@festivalnacionaldeartederua