FIC SONHOS celebra o Natal

FIC SONHOS celebra o Natal

Para celebrar presencialmente o Natal de 2021, a “CANTATA DE NATAL”, formada pelo Coral Banda Cantos de Minas, Coral Ensaio Aberto, Coral Online Infantojuvenil e Adulto de Contagem, Corais de Santana do Riacho, do CRAS e Distritos de Cipó, Lapinha da Serra e Povoado de Mangabeira, Papai Noel, Mamãe Noela, Trupe Circense e Primeiro Amor Cia de Dança, se apresentam nos dias 18 e 20 de dezembro, em Santana do Riacho e Contagem. Todos os dezesseis corais e banda são regidos pelo Maestro Lindomar Gomes, coordenador de vários festivais de verão e inverno em diversas cidades de Minas Gerais, vasta experiência em regência de corais no Brasil e exterior; idealizador do Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados, que acontece ininterruptamente desde 2003. Homenageado com a Medalha da Inconfidência, pelos relevantes serviços em prol da cultura de Minas Gerais, em 2014, Comenda Dr. Lund em Lagoa Santa, 2015; Comenda Carlos Gomes em São Paulo, em 2018 e Comenda Villa-Lobos – Itabira 2019. No repertório estão canções natalinas e de compositores conhecidos do público.

A programação terá início no sábado, 18 de dezembro, com o NATAL MÁGICO, em Santana do Riacho – Praça da Matriz de Sant’Anna. A CANTATA DE NATAL será enriquecida com o Congado Nossa Senhora do Rosário, preparados pelo Maestro Lindomar Gomes. Participação especial da cantora Marina Machado.

Na segunda-feira, dia 20 de dezembro, no encerramento das atividades do NATAL DE LUZ de Contagem – Espaço Popular da Igreja Matriz de São Gonçalo. Participação do Grupo Estrela do Oriente (Folia de Reis de Contagem). No final, um grande show da Banda 14 Bis, exaltando o tema do FIC 20/21 com a canção “Planeta Sonho”.

A CANTATA DE NATAL, além dos 16 corais com 200 coralistas, conta com solistas (Aline Santos, Clara Guzzela, Edson Doliveira, Luiza Gabrielle, Marlene Gomes); com os músicos Ricardo Cheib, André Salles, Ítalo Barbosa, Antônio Saraiva, Pablo Diego, Gustavo Elias, Harrison, Aline Ayres, Pâmela Ramos e Max Robson; Trupe Circense e Primeiro Amor Cia de Dança.

O evento será gratuito e seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Realização Prefeitura Municipal de Santana do Riacho e Prefeitura Municipal de Contagem. Produção: Maestro Lindomar Gomes e Sandra Barbosa

Sobre as atrações:

Foto: Luci Sallum

Coral Ensaio Aberto

Surgiu há 11 anos, com o intuito de reunir vozes de diversos Corais da região metropolitana de Belo Horizonte. Desde então, coralistas de todas as idades se apresentam durante todo o ano, em festivais, festas folclóricas, programas de televisão e festas religiosas. Sempre com alegria, levando a mensagem da linguagem universal da música.

Cantos de Minas

Grupo de alta performance cênico-musical, com participação em shows de renomados artistas. Conta com um staff de cantores e instrumentistas oriundos de renomadas escolas de música, atores circenses e dançarinos. Vencedor do Concurso Natalino de corais da Igreja da Pampulha em 2013.

Coral Online Adulto e Infantojuvenil de Contagem

Recém-formado, vem praticando a arte do canto coral através de ensaios online, sob direção do maestro Lindomar Gomes e a professora Aline Santos, com apoio da Associação Comunitária Shekinah, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de Contagem e viabilizado pelo Sarau do Doutor.

Corais de Santana do Riacho

Corais formados de crianças das escolas públicas de Santana do Riacho e dos distritos de Lapinha da Serra, Cipó e Mangabeira. Além de adultos e idosos dos mesmos distritos e do CRAS. Todos ensaiados e regidos pelo maestro Lindomar Gomes.

Marina Machado

Marina estudou canto lírico e popular e passou a cantar informalmente desde o fim da adolescência. A sua primeira participação como cantora profissional aconteceu em dois musicais. Paralelamente, entre 1992 e 1995, Marina mantinha com os músicos Podé e Maurinho Nastácia o trio “Zoombeedoo”, que interpretava clássicos do rock nacional e internacional. Fundou a Cia Burlantins, onde atuou em algumas peças. Em 1998, lançou o CD “Desoriente um País”, resultado do show “Hebraico”, no qual as cantoras interpretavam músicas em hebraico e iídiche. Em 1999, foi convidada para participar do show de Hermeto Pascoal e também por Milton Nascimento para se apresentar em algumas datas da turnê do disco “Crooner”. Com o CD “Baile das Pulgas”, ganha o Troféu Pró-Música de melhor CD gravado em 1999. Em 2000, chegou ao quarto lugar do Visa. Produziu o CD “Candombe da Serra do Cipó”, música de raízes afro-brasileiras que exerce grande influência no trabalho da cantora. Os registros de Marina Machado rederam ao Candombe a sua inclusão na Cartografia Musical Brasileira do Itaú Cultural. Já gravou faixas em CDs de grandes músicos, além de ter sido eleita a melhor cantora de Minas Gerais e convidada a cantar no CD de Milton Nascimento.

14 Bis

14 Bis é uma banda brasileira de Rock, que surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais, criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão. Assim como o Roupa Nova, foram apadrinhados por Milton Nascimento.

O 14 Bis foi criado no final do ano de 1979 por músicos que já se conheciam e alimentavam a ideia de ter uma banda brasileira nos moldes de bandas internacionais que tanto influenciaram seus integrantes como Beatles, Rolling Stones, The Who, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin, Pink Floyd entre outras. Foram também influenciados pelo Clube da Esquina. Todos os membros são de Minas Gerais, exceto Sérgio Magrão, baixista do grupo, que é do Rio de Janeiro.

Tiveram diversos sucessos, como Linda Juventude, Planeta Sonho, Natural, Uma Velha Canção Rock’n Roll e, mais recentemente, Mais uma Vez, em parceria com Renato Russo (letrista e vocalista da Legião Urbana). Seu trabalho de estreia (14 Bis-1979) foi produzido por Milton Nascimento.

Apesar da saída de Flávio Venturini, o grupo continua em atividade até os dias atuais. Em julho de 2007 eles lançam o seu primeiro DVD, acompanhado de um CD. Neste há participações especiais de outros nomes da música mineira como Beto Guedes e Rogério Flausino, além do ex-membro Flávio Venturini.

Antes, em 80, já haviam lançado o segundo LP, o 14 BIS II, que trazia um clássico da década, “Caçador de mim”, de As e Sérgio Magro. Mais tarde Simone e Milton Nascimento regravaram “Caçador de mim”. Os sucessos se multiplicavam. Cada disco tinha parada obrigatória, às vezes com duas ou mais músicas, na lista das mais executadas das rádios de todo o Brasil. Espelho das Águas (EMI/81) com ” A qualquer tempo”, ” Nos bailes da vida” e ” Mesmo de brincadeira”; Além, Paraíso (EMI/82) com “Uma velha canção rock’n roll” e “Linda juventude”; Idade da Luz (EMI/83) – com parte da produção feita em Los Angeles – com “Todo azul do mar” e “Nave de prata”.

 

Natal Mágico
Data:
 sábado, 18 de dezembro de 2021.
Horário: a partir das 19h30
Local: Praça da Matriz de Sant’Anna-Centro de Santana do Riacho


Data:
 segunda, 20 de dezembro de 2021.
Horário: a partir das 19h30
Local: Espaço Popular da Igreja Matriz de São Gonçalo-Centro de Contagem

Fotos: Andreza Sena, Bruno Magalhães e Luci Sallum

Assessoria de Imprensa

Luciana Braga