Prefeitura oferece abrigo às famílias vítimas das últimas chuvas

Prefeitura oferece abrigo às famílias vítimas das últimas chuvas

A Prefeitura de Contagem segue mobilizada no atendimento às famílias vítimas das chuvas. Preocupada em acolher às pessoas vulneráveis ou em áreas de risco geológico, a prefeita Marília Campos visitou o Abrigo Bela Vista na tarde de segunda-feira (11/1) e anunciou que a Prefeitura prestará apoio necessário àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade ou que tenham suas casas em áreas de risco geológico e são orientadas pela Defesa Civil a deixarem os imóveis.

Durante a visita, a chefe do Executivo, que já tinha visitado áreas de risco na região de Nova Contagem, destacou que famílias que perderam as casas por causa das chuvas terão acesso ao auxílio moradia. “Estive mais cedo em Nova Contagem conversando com pessoas que moram em encostas e áreas com risco de desabar para irem ao abrigo de acolhimento de adultos que fica no bairro Bela Vista. As pessoas que estão perdendo suas moradias, nós vamos cadastrá-las no auxílio moradia, cujo valor é de R$ 700. A inclusão no programa é o amparo que a Prefeitura pode oferecer neste momento”, disse a prefeita Marília Campos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Viviane França, também esteve presente. Segundo ela, o abrigo está pronto para atender às demandas emergenciais. “O abrigo consegue receber demandas emergenciais de acolhimento provisório e está pronto para isso. Todas as nossas equipes estão de prontidão para o acolhimento dos afetados. No abrigo, além do pernoite, ofertamos as refeições do dia e damos suporte com roupas, cobertores e medicamentos, se necessário,” destacou.

A diretora de Proteção Social de Alta Complexidade, Cristina Reis, explica que o acesso ao abrigo é feito por meio do acionamento da rede socioassistencial e que novas vagas foram disponibilizadas para o atendimento às famílias que vivem em áreas de risco geológico. “Diante das intensas chuvas dos últimos dias, abrimos novas vagas para acolhimento de pessoas e famílias que estão vivendo em área de risco, que tiveram a casa inundada ou que sofreram com deslizamento. O acesso às vagas de acolhimento no Abrigo Bela Vista se dá por meio de solicitação da rede de serviços. Às famílias que tiveram suas casas inundadas, que foram atingidas por deslizamento ou estão em área de risco podem acessar o serviço, acionando a Defesa Civil, a Polícia Militar e os equipamentos públicos de assistência social que vão solicitar à Gestão de Acolhimento Institucional – GAI a vaga para acolhimento no Abrigo Bela Vista”, detalhou.

A visita também foi acompanhada pelo vice-prefeito Ricardo Faria; a subsecretária de Assistência Social, Gláucia Lucas; a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes; a superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira, e a coordenadora do Abrigo Bela Vista, Soraya de Souza.

O Abrigo Bela Vista é um equipamento público, de Proteção Social Especial de Alta Complexidade que se destina ao acolhimento provisório para adultos na faixa etária de 18 a 59 anos e famílias com vínculos rompidos ou fragilizados em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de calamidade, a fim de garantir proteção integral e oportunizar sua promoção social.

 

Repórter:  e  – Foto: Janine Moraes/PMC