Prefeitura divulga balanço com dados e número de pessoas afetadas pelas chuvas, atualizado em 11/01/22 às 18:30

Prefeitura divulga balanço com dados e número de pessoas afetadas pelas chuvas, atualizado em 11/01/22 às 18:30

Contagem segue em estado de alerta e atenção. Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Transcon, voluntários, regionais e diversos órgãos da Prefeitura estão todos mobilizados, desde o último sábado (8/1), para prestar assistência e acolhimento às famílias afetadas pelas constantes chuvas que caem sobre o município e toda a região de Minas Gerais.

O volume intenso está bem acima da média esperada para o mês de janeiro, que é de 60 mm. De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil de Contagem, o acumulado dos últimos três dias indica que já choveu uma média de 240 mm e que, em algumas regiões, esse registro alcançou 280 mm e 300 mm.

Segundo a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, “isso significa muita chuva, portanto, estamos em permanente estado de crise e nos preparando para atuar em situações mais graves. As equipes trabalham 24 horas para atendimento das ocorrências e monitoramento das áreas de risco”, destacou.

O número de chamados por meio do 199 também é alto. Entre o último sábado (8/1) e hoje (11/1), a Defesa Civil atendeu cerca de 130 ocorrências, nos mais diversos pontos da cidade. A maior parte delas estão relacionadas a deslizamentos de encostas, alagamentos, queda de muros, desabamentos de casas e erosão em vias.

Mais de 20 imóveis precisaram ser interditados pela Defesa Civil até o momento, contudo, esse número é dinâmico e sofre alterações durante o dia. Em todas as regiões do município há registro de ocorrência, entretanto, os locais mais afetados são aqueles que apresentam risco geológico, especialmente, as vilas em Nova Contagem.

Até agora, o município possui, aproximadamente, 30 pessoas desabrigadas. Elas foram orientadas pela Defesa Civil a se deslocarem para o Abrigo Bela Vista, disponibilizado pela Prefeitura para acolhê-los, entretanto, eles preferiram ir para a casa de parentes.

O Abrigo Bela Vista está localizado na rua São Gotardo, 57, bairro Bela Vista, é gratuito e oferece acomodação (cama) e alimentação. Além do Bela Vista, a Prefeitura criou um ponto de apoio em Nova Contagem para atender aos desalojados da região.  O abrigo provisório funciona na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio (rua Hércules, 1 – Nova Contagem).

De acordo com as informações da Defesa Civil, nesses últimos 10 dias não foi necessário criar pontos de distribuição de insumos. O órgão possui colchões, cesta básica e água potável, que são distribuídos em caso de necessidade.

Limpeza e desobstrução de vias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente-Semad executou a retirada e limpeza das vias e passeios onde houve queda de árvores. Ao todo foram recolhidas 25 árvores caídas em vias públicas no município.

Segundo a diretora de Arborização Urbana, Erika Henriques Pacheco, equipes da Semad estão fazendo o recolhimento de galhos, folhas e árvores que estão obstruindo vias e passeios, além de avaliação das árvores em risco. “Todos os chamados para avaliação de árvores com possível risco de queda, seja da Defesa Civil, regionais administrativas ou população em geral, são vistoriadas pelos técnicos da Semad-Arborização Urbana. Se constatado risco iminente, é emitido autorização para área particular e ordem de serviço de execução imediata para áreas públicas”, afirmou.

Para solicitar o serviço, basta entrar em contato pelo telefone da Arborização, 3911-4200 ou procurar sua regional administrativa.

Vias que foram bloqueadas pela Transcon*: 

Até o momento 20 vias estão interditadas parcial ou totalmente. Dependendo da necessidade, as interdições e desvios podem sofrer alterações. A equipe da TransCon tem atualizado as informações em tempo real no aplicativo Waze e na página do Twitter e solicita que a população esteja atenta às ferramentas. Confira abaixo:

REGIONAL PETROLÂNDIA
• Via Expressa de Contagem – BH/Betim – sobre o Viaduto Renato Azeredo => faixas da direita e central bloqueadas;
• Via Expressa de Contagem – Betim/BH – próximo ao Viaduto Simonésia => marginal fechada;
• Rua D, 47, bairro Campo Alto => totalmente fechada entre as ruas N e o Beco.

REGIONAL SEDE
• Rua Fernando Ferrari, 85, bairro Praia => fechamento parcial;
• Via Expressa de Contagem sentido BH: alça de acesso à Av. João César de Oliveira => totalmente fechada;
• Av. João César de Oliveira: alça para acessar Via Expressa sentido BH => totalmente fechada.

REGIONAL RESSACA
• Avenida João Gomes Cardoso, bairro Jardim Laguna (próx. ao GNF Pneus) => fechamento parcial;
• Avenida João Gomes Cardoso, esquina com rua Secoia, bairro Jardim Laguna => fechamento parcial.

REGIONAL VARGEM DAS FLORES
• Rua VL – 17, 1486, bairro Nova Contagem => totalmente fechada entre as VL 22 e VL 15;
• Rua Retiro do Triunfo, 330, bairro Nova Contagem (próx. ao Supermercado BH) => totalmente fechada entre a Av. Retiro dos Imigrantes e Córrego que corta a pista;
• Avenida dos Retirantes, 25, bairro Nova Contagem (próx. a E.M. Ivam Diniz) => fechamento parcial.
• Avenida E, bairro Tupã => fechamento total.

REGIONAL RIACHO
• Rua dos Espanhóis, 24, bairro Flamengo => totalmente fechada.

REGIONAL ELDORADO
• Avenida José Faria da Rocha, 5531, bairro Eldorado => parcialmente fechada.

REGIONAL INDUSTRIAL
• Rua Carlos Chagas, altura do nº 313, com Coronel Odilon Resende de Andrade, altura do nº 235, bairro Industrial => fechamento parcial;
• Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 807, entre a rua Paraguai e a praça Adelaide de Castro, bairro Industrial  => totalmente fechada;
• Rua Bolívia, 40, bairro Industrial => totalmente fechada.

REGIONAL NACIONAL
• Avenida Tancredo Neves, 1421, bairro Xangrilá => fechamento parcial;
• Rua Floriano Peixoto, 264, bairro Nacional => fechamento parcial;
• Avenida Tiradentes com Av. Nacional, bairro Nacional => totalmente fechada.

*Atualizado em 11/01/22 às 18:30

Repórter:  – Foto: Janine Moraes/PMC