Procon e Vigilância Sanitária atuarão em conjunto nas fiscalizações de estabelecimentos

Procon e Vigilância Sanitária atuarão em conjunto nas fiscalizações de estabelecimentos

Na última sexta-feira (7/1), o Procon Contagem, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e a Vigilância Sanitária realizaram uma reunião para definir metas e ações conjuntas para o ano de 2022. Na reunião também foi definida a participação do Procon no que compete a capacitação de comerciantes em relação às boas práticas de manipulação, isso estaria atrelado à parceria com o Fornecedor Consciente.

Já neste mês, serão fiscalizados distribuidoras, supermercados e afins visando uma ação mais contundente para coibir a comercialização de azeites de oliva adulterados e irregulares no mercado, conforme determinação do Departamento de Inspeção, do Ministério da Agricultura.

A superintendente do Procon, Silvânia Silva, afirmou que a parceria realizada entre os órgãos reflete em ações importantes e essenciais para a busca da proteção do consumidor, de forma a não terem seus direitos violados, evitando, assim, o consumo de produtos que estão em desacordo com as normas regulamentares e/ou outra infração à lei consumerista.

As próximas ações de fiscalização, serão em agências bancárias para verificar se o tempo de espera na fila para atendimento estão adequados conforme as legislações, além de possíveis aglomerações.

Participaram da reunião o diretor de Fiscalização do Procon Contagem, Hygor Ubirajara; a fiscal do Procon Contagem Juliana Carolina de Oliveira e, o representante da Vigilância Sanitária, o diretor de Fiscalização do órgão, Wilson Carvalho, que destacou o trabalho integrado entre as fiscalizações do Procon e Vigilância Sanitária como “um importante instrumento para a melhoria dos serviços e produtos ofertados à população de Contagem. As ações terão planejamentos pautados no risco à saúde e contribuirão para consolidar uma parceria que gerará frutos em benefício da coletividade”.

Em caso de dúvidas e irregularidades, os consumidores podem acionar o Procon pelo número 151, do Disque Denúncia, entrar em contato pelo e-mail procon@contagem.mg.gov.br ou exclusivo para denúncias, o WhatsApp (31) 98979.4168.

*Com colaboração de Isabela Melo

Repórter:  – Foto: Equipe Procon Contagem/PMC