Sala Mineira do Empreendedor é o ponto de apoio de empresários e empreendedores de Contagem

Sala Mineira do Empreendedor é o ponto de apoio de empresários e empreendedores de Contagem

A Sala Mineira do Empreendedor é uma das mais importantes parcerias celebradas entre a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico-Sedecon, com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais-Jucemg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas-Sebrae, para melhoria do ambiente de negócios da cidade. Localizada no prédio da sede da Sedecon, propicia apoio aos empresários (as) e empreendedores(as), já estabelecidos (as) no município ou em fase de implantação dos seus negócios.

O superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios, Leandro de Oliveira Cunha, explicou que a Sala Mineira do Empreendedor é a porta de entrada para novos negócios e empreendimentos em Contagem. “Empreendedores e empreendedoras contribuem, decisivamente, com o desenvolvimento econômico e social do município, na medida em que seus negócios geram emprego e renda para a população. Esse é o espaço onde o poder público consegue apoiar todas essas iniciativas”.

Microempreendedoras e empreendedores conseguem, por exemplo, efetivar sua formalização como Microempreendedor Individual-MEI, sem que precisem contratar ninguém para isso. Formalizados, eles potencializam o ambiente do seu negócio, já passam a poder emitir nota fiscal, habilitam-se para fazer contribuição previdenciária, passando a ter direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, licença maternidade e outros benefícios da previdência social. Ganham acesso a crédito bancário, passam a poder participar de licitações, entre outras vantagens. A formalização acontece de forma rápida e com o assessoramento da equipe da Sala Mineira do Empreendedor.

Pela Sala Mineira do Empreendedor também é possível fazer a expedição simplificada dos alvarás de funcionamento ou de localização. Empresários e empreendedores podem receber orientação especializada para melhoria do ambiente do seu negócio, como dicas de marketing, jurídicas ou de contabilidade.

Paralelamente, durante todo o ano, são disponibilizados cursos de capacitação empreendedora para diversos segmentos econômicos. A maior parte dessas qualificações são gratuitas – ou a um baixíssimo valor, dada a parceria entre a Sedecon, o Sebrae e demais entidades.

Também é possível buscar orientação especializada que atenda uma demanda específica do empreendedor, bem como realizar uma consulta de viabilidade para a abertura de negócios. A unidade de Contagem recebe empresários de cidades vizinhas como Ibirité, Sarzedo e Esmeraldas.

A Sala Mineira do Empreendedor está localizada no prédio da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na avenida Haeckel Ben-Hur Salvador, nº 180, bairro Cinco. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Repórter:  – Foto: Elias Ramos/PMC