Veterinária faz alerta referente ao descarte de máscaras para a segurança dos animais

Veterinária faz alerta referente ao descarte de máscaras para a segurança dos animais

Especialista explica que material pode trazer riscos aos animais; confira dicas para se desfazer de forma segura do equipamento de proteção individual

Desde o início da pandemia do coronavírus as máscaras se tornaram essenciais para a proteção da população, porém o seu descarte de maneira incorreta traz sérias consequências ao meio ambiente e para os animais. Dados do Instituto Akatu revelam que somente no Brasil foram descartadas mais de 12 bilhões de máscaras desde o início da pandemia e esse número deve subir ainda mais com o avanço da doença e a variante ômicron.

Thais Preisser, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pitágoras, explica que o descarte irregular do item se tornou uma ameaça a milhares de animais, entre eles aves, peixes, cães e gatos. “Quando um material é descartado de forma incorreta na natureza, ele representa um corpo estranho e traz riscos para os animais. Esse descarte errado é uma das ações que causam a morte de milhares de espécies todos os anos”. A professora defende que é preciso realizar ações de conscientização. “É necessário que a população se conscientize para que o descarte das máscaras seja realizado em locais apropriados. Evitando assim impactos negativos no meio ambiente”.

A coordenadora alerta que, além das máscaras, as luvas cirúrgicas de látex também podem afetar os animais, principalmente os marinhos, já que eles acabam ingerindo esses itens que são descartados de maneira errônea. “Ao ingerir uma máscara ou outro equipamento de proteção individual, os animais marinhos podem sofrer uma intoxicação”, explica Thais. Outro problema é que eles podem acabar presos no elástico. “Se eles se movem com elásticos presos no corpo, podem gerar uma série de alterações na forma de se locomover e no processo de alimentação. E, até mesmo, sofrer uma asfixia, o que pode levá-los a morte. Sendo assim, é preciso cuidado e atenção no descarte de EPIs”.

Para auxiliar no correto descarte, a veterinária separou algumas dicas:

– Usar máscaras de tecido reutilizáveis, sempre que possível;

– Cortar as alças dos EPIs antes de reciclar para evitar que os animais fiquem emaranhados;

– Embalar os EPIs usados em um saco plástico, fechá-lo e jogá-lo em lixeiras próprias;

– Utilizar os materiais no prazo máximo orientado pelo fabricante;

– Cortar luvas descartáveis para evitar que os animais fiquem enroscados;

– Descartar os materiais no lixo de maneira correta.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras e o Blog Pitágoras.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.