Contagem apresenta redução de óbitos por Covid-19 e reforça importância da vacinação

Contagem apresenta redução de óbitos por Covid-19 e reforça importância da vacinação

A redução considerável dos óbitos por Covid-19 acompanhou o avanço da vacinação em Contagem, principalmente, na terceira onda da doença causada pela variante Ômicron. Se comparado aos dois primeiros picos da pandemia, a média móvel de óbitos diminuiu bastante. A Secretaria Municipal de Saúde-SMS atribui esse fato à eficácia das vacinas contra a Covid-19, pois se a população não estivesse em sua maioria vacinada, a ômicron poderia ter feito muitas vítimas.

Para se ter uma ideia da comparação, durante o segundo pico da Covid-19, nos meses de março e abril de 2021, foram 662 óbitos enquanto o terceiro pico, que ainda estamos vivenciando neste ano, foram 42 óbitos. Em janeiro e fevereiro, o município bateu o recorde de casos, por dia, de toda a pandemia, chegando a 14.447 positivos, enquanto que na segunda onda foram 10.804. Estes números apontam uma redução de quase 94% dos óbitos em comparação à segunda onda no ano passado e um aumento de 34% do número de casos de Covid-19.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, no início deste ano o município registrou recorde de casos da doença, portanto, a maioria das pessoas com o esquema vacinal completo apresentou sintomas leves. “A ômicron chegou causando sobrecarga no nosso sistema de saúde, devido à grande quantidade de casos sintomáticos respiratórios. Tivemos óbitos, infelizmente, mas não tanto como no período anterior à vacina. Por isso estamos promovendo a vacinação de maneira contínua, principalmente de crianças, para enfrentarmos a pandemia. A vacina salva”, afirmou.

Outra comparação é que até o dia 22 de fevereiro, dos pacientes internados, com síndrome respiratória aguda, nos leitos do Centro Especializado em Assistência Covid-19 – antigo Hospital Santa Helena – e no Hospital Municipal de Contagem, 50% não completaram o esquema vacinal e 30% não receberam nenhuma dose da vacina, 18% não informaram e 2% tomaram a dose de reforço.

Vacinação em Contagem 

Contagem já aplicou mais de 1,2 milhão de doses contra a Covid-19 até o dia 23/2. A cobertura vacinal está em 86,5% da população, acima de 12 anos, com esquema completo. O município também já vacinou 35.471 crianças, de 5 a 11 anos, o que representa 52% do público-alvo. O índice de vacinação infantil está de acordo com a média estadual e é importante aumentar para a proteção das crianças.

A SMS reforça a necessidade de completar o esquema vacinal, inclusive com a dose de reforço, e imunizar as crianças a partir de 5 anos, pois a vacina já se mostrou em todo o país a maneira mais eficaz de evitar formas graves e óbitos pela Covid-19. É essencial também a manutenção do uso de máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos.

 

Notícia Principal – 24/02/2022, 13:05:17 – Repórter: