Grupo Sarandeiros faz homenagem às culturas de origem indígenas e africanas no Brasil em apresentação no Conservatório UFMG

Grupo Sarandeiros faz homenagem às culturas de origem indígenas e africanas no Brasil em apresentação no Conservatório UFMG

Nesta sexta-feira, 6 de maio, às 20h, o Projeto Perspectiva do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH) recebe um dos maiores e melhores grupos de danças brasileiras no país, o Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. A distribuição de senhas para o evento, gratuito e aberto ao público, terá início a partir das 19h. Como medida de prevenção da covid-19, o uso de máscara é obrigatório.

Na apresentação, serão abordadas algumas danças nas quais o processo de criação artística foi baseado nas manifestações de origem indígenas e africanas no Brasil. Cada dança permite compreender as diferentes formas dos trabalhos coreográficos executados pelo grupo, sempre em constante diálogo com novos processos metodológicos de criação, elaborados a partir das experiências práticas e da profunda pesquisa de movimentos.

Com 30 dançarinos em cena e quatro músicos, que executam ao vivo as músicas do espetáculo, o Sarandeiros presta homenagens às culturas das populações indígenas no Brasil e afro-brasileira. A apresentação conta com a direção geral de Gustavo Côrtes, direção artística de Petrônio Alves, direção musical de Tatá Sympa, coordenação de ensaios de Gerson Júnior e Luiza Rallo, com a preparação física de Diego Marcossi e Mariana Morais.

Grupo Sarandeiros UFMGO Sarandeiros, anteriormente denominado Grupo de Dança Experimental da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nasceu em 1980, coordenado pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, para alunos do curso de Educação Física. Em 1987, passou a se chamar Grupo Sarandeio e possuía uma produção artística composta de danças internacionais, com apresentações no âmbito da Universidade. Com a aposentadoria das duas coordenadoras, em 1995, o grupo retomou os trabalhos em 1997, com a chegada do professor Gustavo Côrtes.

Desde então, com novas ideias e propostas, o grupo teve seu acesso ampliado e abriu suas atividades para pessoas de fora da Universidade, transformando-se em um grande projeto de extensão universitária. O trabalho assumiu diferentes perspectivas, mantendo seu viés acadêmico e extensionista e ampliando sua atuação na cena artística e cultural municipal, estadual, nacional e internacional. As mudanças foram decorrentes de um fazer artístico em constante devir, que privilegia a cultura popular por meio das danças do Brasil, reconhecendo o valor dos saberes tradicionais e dos modos de expressão de seus povos.

As obras do grupo sempre se ancoraram em uma prática de pesquisa cuidadosa e rigorosa, o que possibilitou provocar, tanto na academia quanto no público, reflexões importantes sobre a diversa e controversa cultura popular brasileira. Com uma produção cultural intensa, 16 turnês internacionais e uma participação ativa no Brasil e no exterior, o Sarandeiros se consolidou com um trabalho exemplar de pesquisa e divulgação das manifestações populares nacionais.

Sarandeiros nas redes sociais:Site: http://projetos.eeffto.ufmg.br/sarandeirosInstagram e Facebook: @sarandeiros

Serviço:Projeto Perspectiva: apresentação de dança folclórica com Grupo Sarandeiros Data: 6 de maio – sexta-feiraHorário: 20hLocal: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MGEntrada franca (distribuição de senhas a partir das 19h)Mais informações: 3409-8300

Nos dias 5 e 6 de maio, a Mostra de fotos, objetos e vídeos que conta parte da história do Conservatório UFMG também estará aberta para visitação, a partir das 19h, no Centro de Memória do Conservatório UFMG.

Fotos: Jacyra Lage