1ª Copa de Futebol Amador começa neste domingo (15/5) com jogos nas oito regionais da cidade

1ª Copa de Futebol Amador começa neste domingo (15/5) com jogos nas oito regionais da cidade

Quem estava ansioso pela volta dos grandes campeonatos de futebol amador em Contagem, já pode ficar atento ao calendário da 1º Copa Municipal. No próximo domingo (15/5), vai rolar o pontapé inicial dos jogos, com disputas nas oito regionais da cidade. Promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o torneio vai reunir centenas de atletas, comissão técnica e milhares de torcedores, com o objetivo de promover a integração social e a confraternização da comunidade local, além de incentivar a prática de esportes. A entrada é gratuita em todos os jogos.

De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo, o campeonato atende a uma demanda antiga da população que é o retorno das atividades do futebol de várzea de Contagem. “A cidade tem uma atividade histórica voltada para o futebol amador, e o que fazemos hoje é a reconstrução histórica desta atividade, que já não acontece há alguns anos. Então, estamos trazendo de volta, e de forma oficial, a prática esportiva de futebol amador nos diferentes territórios da cidade. Esse tipo de evento faz a união de toda a cidade, e é por causa de atividades como esta que estamos construindo uma Contagem de todos e  todas”, afirmou.

Neste domingo, inicia a fase classificatória regional, que será subdividida em sete chaves de participantes, respeitando as oito regionais territoriais da cidade. Serão oito fases na competição, sendo elas: Fase Classificatória Regional, Quartas de Final Regional, Semifinal Regional, Final Regional, Oitavas de Final Municipal, Quartas de Final Municipal, Semifinal Municipal e Grande Final Municipal.

Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, aplicam-se, sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate: a) maior número de vitórias; b) maior saldo de gols; c) maior número de gols marcados; d) confronto direto; e) menor número de cartões vermelhos recebidos; f) menor número de cartões amarelos recebidos; g) sorteio público na sede da SUBEL.

Confira o Regulamento (2021_Regulamento Especifico – 1ª Copa Municipal de Futebol Amador (3).pdf e a tabela dos jogos.

Autor: Repórter Raquel Lopes