54º Festival de Inverno UFMG acontece na próxima semana com programação cultural gratuita

54º Festival de Inverno UFMG acontece na próxima semana com programação cultural gratuita
Evento será realizado de 18 a 23 de julho, com atividades presenciais e on-line que incluem apresentações culturais, rodas de conversas e exposição

De 18 a 23 de julho, acontece o 54º Festival de Inverno UFMG. Durante seis dias, o evento promoverá diálogos e apresentações culturais de diversas vertentes, numa programação gratuita e aberta ao público, sob o tema Por uma política de cultura na universidade. A programação completa do festival, que é referência nacional, estará disponível em breve no www.ufmg.br/festivaldeinverno.

A 54° edição do festival irá refletir sobre uma série de ações que têm contribuído para a construção de uma política cultural no âmbito da universidade. Entre elas, a criação recente da Pró-reitoria de Cultura da UFMG, que é o órgão realizador do evento.

Em julho deste ano, a antiga Diretoria de Ação Cultural mudou de status, transformando a UFMG em uma das quatro universidades brasileiras a contar com uma pró-reitoria exclusiva para a área. Além de refletir o entendimento de que a cultura é parte integrante do processo de formação dos estudantes, a medida é um passo importante na validação da cultura como campo de conhecimento relevante para nossa cidade, nosso estado e país.

 “O momento crítico das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPEs), agravado pelos recentes cortes de verbas, repercute em todo o festival, que faz coro em defesa da universidade pública, da ciência e do papel central da cultura na missão de nossas instituições. As ações artísticas e culturais, assim como a programação dos espaços culturais mantidos pela universidade, são a tradução dessa política no dia a dia de nossos programas e projetos”, afirma o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli.

A programação do Festival contemplará toda uma agenda de estruturação da cultura na UFMG que, segundo a pró-reitora Adjunta de Cultura, Mônica Medeiros Ribeiro, não se resume apenas a avanços internos da instituição. “Ela acontece em consonância com uma movimentação nacional observada nos últimos anos, em prol do fortalecimento da gestão cultural nas universidades públicas. Durante o Festival, trataremos dessa agenda em desenvolvimento, que envolve processos de mapeamento cultural na instituição, o fortalecimento de redes de parceiros, o fomento a projetos de cultura e a construção de observatórios de cultura. Mais uma vez, o Festival de Inverno mantém-se sintonizado com seu tempo e os desafios do presente”, explica.

Abertura

A abertura do Festival, no dia 18 de julho, segunda-feira, será às 18h, com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, dos pró-reitores de Cultura da universidade, além de mesa-redonda com os ex-diretores de Cultura da UFMG. Na sequência, o público será apresentado aos resultados do Mapeamento Cultural da UFMG, referente aos anos de 2019 e 2021. Após, haverá o Sarau do Conservatório UFMG, com apresentação musical do Grupo Sonante 21, a partir da performance de obras musicais contemporâneas, improvisações livres de música e dança, além da criação de uma trilha musical improvisada para o curta metragem experimental MUSIKA, que será exibido no dia. As atividades gratuitas acontecem no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534).

Programação online

Na terça, 19, às 18h, o público poderá acompanhar, de casa, duas rodas de conversa que serão transmitidas pelo canal da Pró-reitoria de Cultura no YouTube (youtube.com/culturaufmg). Redes Internacionais de Cultura é o tema da primeira roda formada pelo uruguaio Gonzalo Vicci Gianotti, representante da Associação das Universidades do Grupo Montevideu, e pelo professor da Universidade Federal da Bahia e ex-secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim

A segunda roda aborda as Redes Nacionais de Cultura, e conta com presença de Fábio Cerqueira, diretor de Cultura da Unicamp, Alexandre Molina, diretor de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia e Moacyr Laterza Filho, pró-Reitor de Extensão da UEMG. A mediação é de Gabriela de Lima Gomes, pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura da UFOP.

Financiamento à cultura

Nos dias 20 e 21, o Festival volta para o Conservatório para uma série de rodas de conversa, diariamente das 18h às 21h. Na quarta, duas mesas discutem sobre o financiamento à cultura em tempos de crise e a transformação da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade em fundação cultural de apoio da UFMG. Às 20h, Lívia Espírito Santo, artista de dança contemporânea, e a trombonista Vanessa Aiseó colocarão em diálogo movimento e música por meio da improvisação. Em seguida, Joel Martins, artista de danças urbanas, se apresentará no pátio do Conservatório.

Na quinta, às 18h, a conversa será sobre Observatórios e Cultura, com representantes do Observatório de Políticas Estudantis da UFMG, Observatório da Juventude e Observatório da Diversidade Cultural. Às 20h, o Grupo de Saxofones da UFMG apresenta concerto com obras de Villa-Lobos, Astor Piazzolla, entre outros.

Exposição, revista e música

O Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174) inaugura na sexta-feira, 22, as exposições Poematéria, Colônia, Sobrevir e Escultura no Centro. A visitação será aberta às 17h30, com tour comentado pelos artistas envolvidos. Às 20h, será lançada a edição número 5 da Revista Guaicurus, com mesa composta pelos editores, conselheiros e autores da revista. Além de levar exemplares para casa, o público poderá ver as edições anteriores da revista que estarão numa vitrine expositiva. O dia se encerra com show, às 21h, da Velha Guarda do Samba.

Sábado no Espaço do Conhecimento UFMG

O encerramento do Festival será no sábado, 23, com um dia recheado de atividades no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). Às 11h, 13h, 16h, 18h e 20h acontecem sessões de Planetário com diferentes temáticas para públicos de todas as idades. Às 14h, começa a Oficina de Libras para crianças a partir de 6 anos e adolescentes. Serão 15 vagas, com senhas distribuídas na recepção do espaço. Às 17h, o Ars Nova-Coral da UFMG realiza um concerto Ars Nova no Museu e, às 19h, terá observação noturna do Céu, no Terraço Astronômico do Espaço. As 70 senhas serão distribuídas a partir das 17h30, na recepção do Museu. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço:

54º Festival de Inverno UFMG: Por uma política de cultura na universidade

Data: 18 a 23 de julho

Locais de realização: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro) / Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) / Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Transmissões pelo canal: youtube.com/culturaufmg

Programação completa no site: www.ufmg.br/festivaldeinverno

Fotos: Foca Lisboa e PEDRO ANTUÑA