7ª edição da Feira Mercado Afro de Contagem: inscrições abertas

7ª edição da Feira Mercado Afro de Contagem: inscrições abertas

São 40 vagas disponíveis distribuídas nas áreas de artesanatos, estética e beleza, vestuário e acessórios, literatura e alimentação

Mais uma edição da tradicional Feira Mercado Afro de Contagem está por vir. O evento, que será realizado no dia 22 de novembro, está sendo organizado para proporcionar ao público uma grande festa com momentos de muito lazer e diversão.

Os empreendedores interessados em comercializar seus produtos devem ser, necessariamente, autodeclarados negros (pretos e pardos), e têm até as 17h do dia 5 de novembro para realizar as inscrições, que serão, exclusivamente, feitas por meio eletrônico.

Ao todo são 40 vagas disponíveis, distribuídas nas áreas de artesanatos, estética e beleza, vestuário e acessórios, literatura e alimentação. Mais informações sobre os critérios de participação e inscrições estão na publicação do Diário Oficial de Contagem (DOC), edição nº 6456, de 21 de outubro de 2025, páginas 39 a 42.

O evento, realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11), busca reconhecer e enaltecer a diversidade e a contribuição da cultura afro-brasileira, ressaltando sua relevância para a sociedade.

Para a secretária de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva, a Feira Mercado Afro é um momento de celebração da nossa história, da força e do talento do povo negro.

“É um espaço onde o empreendedorismo se une à cultura, à identidade e à resistência.
É emocionante ver, a cada edição, pessoas que acreditam em seus sonhos conquistando
novas oportunidades e fortalecendo seus empreendimentos. Valorizar essas iniciativas
é fortalecer o orgulho da nossa identidade e construir uma Contagem mais justa e diversa”.

Daisy Silva, secretária de Trabalho e Geração de Renda

Os produtos ou serviços ofertados devem fazer referência a elementos da cultura afro que contribuam para a promoção da igualdade racial, combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira e africana, para o fortalecimento do afroempreendedorismo.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, “a festividade é um momento afirmativo, que mostra a força do povo negro de Contagem”. “É primordial ressaltar a presença da economia criativa e do empreendedorismo nesse contexto”, afirmou.

Os interessados devem ter mais de 18 anos e ser residentes de Contagem ou Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os selecionados deverão arcar com as despesas próprias de transporte, alimentação, hospedagem, aluguel e barracas a serem utilizados durante o evento.

Das 40 vagas disponíveis, 20 são destinadas aos empreendimentos cadastrados na Economia Solidária de Contagem, cinco para empreendedores residentes em Contagem e 15 a residentes na RMBH. Importante ressaltar que, no mínimo, 50% das vagas são para mulheres e, no mínimo, 15% para jovens.

As inscrições para concorrer ao cadastramento devem ser realizadas até 5 de novembro, exclusivamente por meio eletrônico, com a apresentação dos documentos solicitados pelo edital.

Somente serão aceitos e-mails postados até as 17h, com conteúdo de, no máximo, 5 MB total (e-mail e documentos anexos), devendo constar como assunto “Credenciamento de expositores para a 7ª Edição da Feira Mercado Afro de Contagem”.

7ª EDIÇÃO FEIRA MERCADO AFRO CONTAGEM 

Data: 22/11 (sábado)

Horário: 10h às 18h

Local: Mercado Central de Contagem (rua Humberto de Moro 391 – Inconfidentes)

Inscrição: Diário Oficial de Contagem (DOC), edição nº 6456, de 21 de outubro de 2025, páginas 39 a 42.  (https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/6333)

Dúvidas: setger.gabinete@contagem.mg.gov.br

Autor: repórter Raquel Lopes / Edição: João Cavalcanti / Foto: Janine Moraes