Contagem se prepara para iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Contagem se prepara para iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, está se organizando para iniciar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos nos próximos dias. A Diretoria de Imunização  informou que ainda não tem a data exata de quando os imunizantes chegarão à cidade, mas, de todo modo, já se prepara para dar início ao processo.

Segundo a diretora de Imunização, Clarissa  Domingos de Castro, a cidade vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e vacinar primeiro as crianças com comorbidades e deficiência permanente, crianças indígenas e quilombolas e as  que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. Neste último caso, deverá ser apresentado um relatório médico, atestando a necessidade da criança e a comprovação da comorbidade do co-habitante. Entre as deficiências permanentes elencadas pelo Ministério da Saúde estão deficiência visual, motora, mental, auditiva e paralisia cerebral.

Em relação às comorbidades serão priorizadas as crianças portadoras de  diabetes mellitus, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva , síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença neurológicas crônicas, doença renal crônica, cirrose hepática, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down.

A diretora de Imunização lembra aos pais que as crianças, com alguma deficiência e/ou comorbidades, deverão ser levadas aos postos de vacinação juntamente com um relatório médico, prescrição médica ou exame  que certifique a condição.

Ao final desses grupos prioritários à vacinação será, então, feita para crianças sem comorbidades de forma decrescente, indo, gradualmente, dos 11 anos até os 5 anos de acordo com o calendário divulgado.

“Para todas as crianças de 5 a 11 anos os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito”, destacou Castro.

Segundo informações da Diretoria de Imunização, uma sala de vacinação em cada distrito sanitário será centralizada para a vacinação de crianças contra a Covid-19. Essas salas ainda estão sendo selecionadas.

 

Repórter:  – Foto: Elias Ramos/PMC