Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil

Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil

Neste sábado, 2 de julho, às 15h, o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG promoverá a oficina Astronomia da Bandeira. A atividade tem o objetivo de retomar parte da história de criação da bandeira oficial do Brasil, que teve forte influência da Astronomia, há 133 anos, quando o país se tornava uma república. A oficina, gratuita, contará com até 15 participantes, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu no dia da atividade. A classificação indicativa é livre.

As estrelas da Bandeira Nacional, sobretudo, refletem o céu da data de Proclamação da República, visto do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, às 8h30, quando o novo regime de governo foi adotado no país. Cada uma delas representa as unidades federativas: atualmente os 26 estados e o Distrito Federal. Durante a atividade, o público terá a oportunidade de entender mais sobre ciência e a história do Brasil, a partir de curiosidades sobre a concepção do lábaro estrelado.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço:

Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG: Astronomia da Bandeira

Quando: 2 de julho, sábado, às 15h

Local: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte

Atividade gratuita