Alunos da Funec apresentam produtos desenvolvidos em projetos de Química
Com criatividade, experimentos e muita dedicação, estudantes do curso técnico de Química da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), da unidade Centec, transformaram suas ideias em práticas durante a apresentação no Seminário Técnico, na última sexta-feira (7/11), no auditório da Prefeitura. A atividade desenvolvida por professores da unidade marcou a conclusão dos projetos desenvolvidos ao longo do ano e mostrou como o ensino técnico pode unir teoria e prática na formação, além de oferecer ensino de qualidade e preparar jovens para os desafios do mundo profissional.
O seminário funcionou como uma pequena mostra científica, em que cada grupo escolheu um tema de interesse, realizou pesquisas, desenvolveu um produto e, ao final, compartilhou com os colegas os resultados obtidos. Além das apresentações, os estudantes também participaram como avaliadores, registrando observações sobre os trabalhos e o aprendizado adquirido. A iniciativa incentiva o protagonismo estudantil e a aplicação prática dos conteúdos, que concluem o ensino médio com uma bagagem técnica sólida e prontos para ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir nos estudos superiores.
De acordo com a professora de Química e Processos Industriais, Kenia Leandro, o seminário representa a consolidação de todo o conhecimento adquirido pelos estudantes ao longo do curso.“Esse momento é a culminância mesmo de todo o conhecimento que receberam no ensino médio integrado de química. É onde podem demonstrar, de acordo com o interesse de cada um, o que mais gostaram no curso. No caso dos alunos do terceiro ano, isso se traduz nos produtos e projetos que eles mesmos desenvolveram. Por exemplo, um dos grupos produziu uma tinta sustentável, inclusive com apoio de uma indústria de Contagem, a Bema Tintas, que auxiliou no processo”, destacou.
A aluna Amanda Marques, de 18 anos, afirmou que o seminário é resultado de meses de preparação. “Tivemos preparo durante o ano todo. Fomos nos organizando desde o início com o artigo, a prática e o slide da apresentação. Meu grupo desenvolveu uma tinta sustentável com zero compostos orgânicos voláteis. Essa experiência amplia nosso conhecimento, já que a química está presente em várias áreas, e entender mais sobre tintas, por exemplo, pode me ajudar futuramente”, explicou.
Já o estudante Guilherme Valente, também de 18 anos, relatou os desafios enfrentados por seu grupo no desenvolvimento de um projeto voltado à produção de cachaça artesanal. “Foi um processo trabalhoso, porque a fermentação exige acompanhamento constante e, por algumas questões, tivemos dificuldades para concluir a produção. Mesmo assim, valeu o aprendizado, porque foi uma experiência real de laboratório, de esforço e de trabalho em equipe”, contou.
Para a aluna Raquel Helmer de Araújo, de 18 anos, o seminário foi uma oportunidade de enxergar a própria evolução dentro da Funec. “Apresentamos desde o primeiro ano, e agora, no terceiro, dá pra ver o quanto evoluímos. É gratificante perceber que conseguimos aplicar na prática o que aprendemos e ver o reconhecimento dos professores pelo nosso desempenho”, avaliou.
Autor: repórter Wendell Rafael / Edição: Vanessa Trotta / Foto: Vinicius Kelvin – PMC

