Projeto da E. M. José Silvino Diniz fica entre os 10 melhores em premiação nacional

Projeto da E. M. José Silvino Diniz fica entre os 10 melhores em premiação nacional

Jovens realizaram projetos voltados para preservação da represa Várzea das Flores

A preservação do meio ambiente é um tema sempre levantado e pautado em todas as escolas. O objetivo é repassar para crianças e adolescentes a importância do desenvolvimento sustentável para que a sociedade continue evoluindo. Pensando nisso, os estudantes do 4º ano do ensino fundamental da E.M. José Silvino Diniz, no Petrolândia, participaram do Prêmio Nacional Liga STEAM, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal que premia projetos produzidos em escolas públicas que unem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática na missão de incentivar a sustentabilidade e a educação ambiental.

O projeto produzido pelos estudantes se chama “Várzea Viva: histórias, ciências e memórias das águas”, e teve como objetivo a criação de ideias para preservar a represa Várzea das Flores, localizada no bairro Solar do Madeira. “A gente escolheu trabalhar com a Várzea das Flores porque está perto da comunidade. É um espaço que ela frequenta e, às vezes, não tem conhecimento das consequências ambientais que estão ocorrendo na região”, relatou a professora Laís Cristina de Almeida, responsável pelo projeto na escola.

A princípio, os estudantes começaram a trabalhar o projeto desenhando a maneira como enxergavam a represa, depois, realizaram uma visita a uma mineradora para compreender os danos que a mineração pode causar ao meio ambiente e, por fim, foram até a Várzea efetuar o recolhimento do lixo presente no entorno. Em sala de aula, houve a produção de uma maquete representando a represa e a execução de brinquedos recicláveis.

“Foi muito bom participar do projeto. Me senti muito orgulhosa da nossa turma. Nós aprendemos que não devemos poluir as águas e lutar contra o desmatamento, pois a lagoa Várzea das Flores abastece a nossa cidade”, declararam as estudantes Beatriz Baldon Ferreira e Bruna Viggano Nogueira.

Durante uma visita realizada na instituição, o secretário municipal de Educação, Lindomar Diamantino, reforçou a importância da participação dos estudantes no projeto da Liga Steam. “Estou muito alegre de estar aqui na escola. Entre 2.000 projetos do Brasil inteiro, vocês (estudantes) foram selecionados e ficaram entre os 10 melhores. É um orgulho para Contagem, já que a Várzea das Flores é a lagoa que abastece a região metropolitana”.

Premiação

A premiação da Liga Steam aconteceu durante o Festival LED – Luz na Educação, que aconteceu pela primeira vez em Belo Horizonte, no dia 3 de novembro, e contou com a participação de mais de 150 projetos selecionados de todo o país. O projeto realizado pelos estudantes da rede municipal de Contagem foi classificado entre os 10 melhores. O festival é uma iniciativa da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho, e foi transmitido pela TV Cultura e está disponível no Globoplay, no link  https://globoplay.globo.com/v/14072917/?s=0s.

Ao primeiro colocado foi destinado dez mil reais para o professor responsável pelo projeto, dez mil reais para a compra de equipamentos ou benfeitorias para a escola e cinco mil reais revertidos para premiação dos estudantes. O segundo lugar levou cinco mil reais para o professor responsável e cinco mil reais para equipamentos e benfeitorias para a escola. O terceiro lugar recebeu três mil reais para o professor responsável pelo projeto e dois mil reais para equipamentos ou benfeitorias para escola.

Autor: estagiária Giovanna Araújo, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra / Edição: Carol Cunha / Foto: acervo E. M. José Silvino Diniz