A Sociedade Artística Brasileira e a Associação Eldorado de Apoio à Vida iniciam o curso de Musicalização Inclusiva

A Sociedade Artística Brasileira e a Associação Eldorado de Apoio à Vida iniciam o curso de Musicalização Inclusiva

A Associação Eldorado de Apoio a Vida trabalha há mais de 40 anos, para proporcionar suporte às pessoas que apresentam deficiências intelectual e física, como paralisia cerebral, síndrome de down e outras doenças neurológicas. Tradicional em Contagem, foi a primeira instituição especializada no município. Proporciona gratuitamente oficinas semi profissionalizantes e socioeducativas, atenção psicopedagógica, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Ações Integradas de Reabilitação e capacitação para o trabalho também são desenvolvidas. A partir de agosto, em parceria com a Sabra, serão oferecidas oficinas de Musicalização Inclusiva para mais de 200 crianças e adolescentes atendidas pela Instituição.

No novo espaço em Contagem a Escola de Música Sabra oferecerá também 80 vagas para o curso de Musicalização Infantil para crianças de 8 a 10 anos, totalmente gratuito. As aulas terão uma hora e trinta minutos de duração e serão realizadas às quartas-feiras nos turnos manhã e tarde. Para participar é necessário que um dos pais ou responsável preencha o formulário de matrícula na secretaria da Escola. O edital com informações completas está disponível na Internet no endereço sabra.org.br/site/editais/

As novas atividades da Escola de Música Sabra em Contagem vão potencializar as atividades já realizadas há dois anos na Escola Municipal Professora Lígia Magalhães.

Também serão oferecidas 40 vagas em Betim e 40 vagas em Raposos para o curso de Musicalização Infantil e 20 vagas para o curso de Musicalização Inclusiva em Betim, em parceria com a APAE Betim.

Essas novidades vão impactar positivamente todas as ações já realizadas pela Sabra em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima e Raposos, que são oferecidas gratuitamente às comunidades locais graças ao financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

Sobre a SABRA
Fundada em 2013, a Sociedade Artística Brasileira (SABRA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim, Minas Gerais. A organização promove o ensino gratuito de música, com cursos de Musicalização Infantil, Musicalização Inclusiva, Básico de Música, Orquestra Sinfônica, Grupos  de Câmara – Instrumentais e Vocais, Coral Adulto e Coral Infanto-juvenil. A SABRA também atua por meio de concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas com os grupos musicais formados por seus alunos e professores. Desenvolve intenso trabalho de pesquisa e restauração da música de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX e documentos históricos, além de bens móveis e imóveis.
Em 2021, devido à pandemia, os cursos foram realizados de modo remoto e atenderam a mais de 1.200 alunos nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Nova Lima e Raposos. Em 2022, já com atividades presenciais, ultrapassou a marca de 2.000 alunos matriculados. As atividades são financiadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Contam com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Conta com a parceria de Escolas Municipais em Belo Horizonte; da Adefib em Betim; da Aeav em Contagem, da Amas em Ibirité; do Programa Escola de Tempo Integral em Nova Lima e das Secretarias de Cultura e Educação de Raposos. Saiba mais em www.sabra.org.br.

Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

SERVIÇO:
Curso gratuito de Musicalização Infantil
Edital completo: sabra.org.br/site/editais/
Matrículas:
– Contagem – Rua Riso do Prado, 99
– Betim – Rua Pedro da Silva Fortes, 179
– Raposos – Secretaria Municipal de Cultura
Período de matrícula: de 1 a 8 de agosto
Horário: das 8:00 horas às 17:00 horas