Abertura do ano letivo na rede pública de Contagem teve calendário de eventos voltado à comunidade escolar

Abertura do ano letivo na rede pública de Contagem teve calendário de eventos voltado à comunidade escolar

Contagem, fevereiro de 2023 – A Secretaria de Educação de Contagem em parceria com a Mind Lab, líder brasileira no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional, preparou uma programação especial para dar início ao ano letivo em 2023, da qual fazem parte 9 eventos.

O primeiro deles, destinado a 300 gestores escolares, aconteceu no dia 01/02, e contou com a presença de autoridades como a Prefeita de Contagem, Marília Campos, e a Secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro. O objetivo foi detalhar novidades que farão parte do dia a dia de escolas, professores e alunos ao longo do ano letivo. Além disso, o público teve a oportunidade de vivenciar os materiais didáticos e a ferramenta pedagógica de jogos de raciocínio no estande da Mind Lab.

A secretaria municipal de educação de Contagem promoveu ainda os eventos de “Volta às Aulas 2023” em cada regional do município, envolvendo toda a comunidade escolar, nos dias 8, 9, 14 e 16 de fevereiro. A programação conta com a Banda MPBaixinhos e artistas locais com shows educativos e brincadeiras, além de um estande interativo da Mind Lab, com jogos e dinâmicas para a vivência da metodologia e envolvimento familiar na vida escolar do estudante.

 

 

O Programa MenteInovadora

A renovação da parceria com a Mind Lab, por meio do Programa MenteInvoadora, pelo segundo ano seguido, beneficiará 43.404 mil alunos da rede pública de 67 escolas são beneficiados. Por meio da capacitação constante de 1.814 professores, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

A partir dessas atividades e associadas a métodos de organização do pensamento, os professores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões. Eles funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano inseridos na rotina semanal dos alunos do 1º ao 9º ano. O objetivo é desenvolver funções socioemocionais e cognitivas dos estudantes e construir seu autoconhecimento e autocontrole. Além disso, os alunos são contemplados com um Kit para ser usado em casa, do qual faz parte o Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.

Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 1 a 18 anos. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

A Mind Lab

Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.

Por meio do Programa MenteInovadora, já impactou a vida de 5,6 milhões de pessoas com uma metodologia própria que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional de 500 mil alunos e mais de 40 mil professores, sobretudo da rede pública de ensino, visando ainda reduzir as desigualdades na educação. Através de uma metodologia própria, foca na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Fotos créditos: Janine Moraes / PMC