Ação incentiva adoção de animais de rua e cãezinhos chamam atenção ao viverem noite de estrelas

Ação incentiva adoção de animais de rua e cãezinhos chamam atenção ao viverem noite de estrelas

Iniciativa foi uma realização da Prefeitura em parceria com o Sada Cruzeiro

No dia 4 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua e para simbolizar a data e também promover a adoção responsável de cães e gatos no município, a Prefeitura de Contagem realizou, na terça-feira (4/4), uma ação para dar visibilidade e incentivar a adoção de pets, em parceria com a equipe do Sada Cruzeiro.

Catorze cãezinhos entraram em quadra acompanhados pelos jogadores do time e fizeram a alegria da torcida presente no Ginásio Poliesportivo do Riacho. As estrelas da ação foram animais, sem raça definida (SRD), de variadas cores e idades diferentes, como “caramelos”, “pretinhos”, “idosinhos”, resgatados das ruas. Eles estão disponíveis para adoção na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ).

A prefeita Marília Campos esteve presente e afirmou que dar visibilidade para causa animal é essencial, pois não existem abrigos suficientes para todos e a adoção é fundamental para que os animais que estejam em situação vulnerável, vítimas de maus tratos, abandono ou mesmo em sofrimento dentro de lares, tenham uma nova chance de serem cuidados.

“Os animais que são abandonados precisam de cuidados, seja do poder público ou também por parte da população. Não queremos os animais nas ruas, por isso que fazemos campanhas de adoção para que todos possam encontrar um lar. Entre para o time da adoção e adote um animalzinho, dê a eles uma nova esperança!”, declarou.

A ação, articulada pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a de Saúde (SMS), teve como um dos seus objetivos utilizar a visibilidade dos atletas para desempenhar um importante papel social, no enfrentamento ao preconceito que existe em relação aos animais sem raça definida.


Fotos: Luci Sallum/PMC

“Nossa ideia era utilizar todo esse público que curte o vôlei, que curte o Sada, para também curtir esses bichinhos. São animais muito fofos e ficamos na torcida para que todos consigam ser adotados, pois merecem um lar amoroso e um tutor cuidadoso”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão.

Segundo explicou a superintendente de Defesa Animal, Mariana Licéia, é de suma importância conscientizar a população sobre os problemas gerados pelo abandono de animais e incentivar a adoção e a guarda responsável dos mesmos no município de Contagem. Estima-se que o município possui grande população animal, e a maioria encontra-se em situação de rua ou vulnerabilidade.

“O poder público de Contagem pretende, por meio da parceria com o Sada Cruzeiro, dar visibilidade a esta causa, convidando os jogadores a agregarem mais uma conquista à sua trajetória, sendo que, dessa vez, a vitória do time será a influência positiva de solidariedade, compaixão, amor e responsabilidade para com os animais”, explicou a superintendente.

Um dos jogadores que participaram da ação, foi o central Lucão. Em depoimento dado à Assessoria de Comunicação do Sada Cruzeiro, ele afirmou que trata-se de “uma ação muito legal e ficamos muito felizes por participar e dar visibilidade a esta causa, que é tão importante para os animais. Quantos cães e gatos poderiam ganhar um lar se as pessoas adotassem, em vez de comprar um animalzinho”.

A atividade aconteceu antes da segunda partida das quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 1XBET, contra o Apan Eleva Blumenau. O jogo foi vencido pelo time do Sada por 3×0.

Adoção

Atualmente, a UVZ abriga cerca de 50 animais, entre cães e gatos, que foram resgatados por meio de demandas da Polícia Ambiental, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, entre outros. Após passarem por avaliação veterinária, os animais foram vacinados, castrados, microchipados e estão disponíveis para adoção.

Os interessados em adotar poderão entrar em contato com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) onde os animais estão abrigados. A população pode entrar em contato pelo WhatsApp (31) 99257-0013 ou ir, presencialmente, ao local (av. João César de Oliveira, 4645 – Cinco, Contagem). Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Clique e confira as fotos.

Autor: Milla Silva