Alunos da Escola de Música do Cefart apresentam de Mozart a John Lennon em recitais, no Palácio das Artes

Alunos da Escola de Música do Cefart apresentam de Mozart a John Lennon em recitais, no Palácio das Artes

Espetáculos ocorrem de 28 a 30 de maio, na Sala Juvenal Dias, e reúne trompete, contrabaixo, violoncelo, canto, percussão e violão

Do popular ao erudito, os estudantes da Escola de Música do Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado) apresentarão, em recitais abertos ao público, músicas e peças trabalhadas em seus processos formativos. As apresentações são uma oportunidade de mostrar ao público seu desenvolvimento como instrumentistas e cantores e têm seu repertório escolhido pelos estudantes. De quarta a sexta-feira, 28/5 a 30/5, às 18h30 na quarta e às 19h nos outros dias, os recitais têm entrada franca e ocorrem na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A retirada de ingresso será feita a partir de 1h antes das apresentações, na bilheteria do Palácio das Artes.

Ao longo dos três dias, o público acompanhará canções de uma estrela do pop como John Lennon dividindo espaço com nomes vultosos do universo erudito, como Mozart, Bach e Weber. As escolhas musicais dos alunos passam também por nomes como Pixinguinha, Dilermando Reis e um regional Paulinho Pedra Azul. Dezenas de estudantes se dividem entre trompete, contrabaixo, violoncelo, canto, percussão e violão, instrumentos para os quais o Cefart oferece formação, sempre gratuita.

Os “Recitais de Alunos da Escola de Música do Cefart” são realizados pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e do Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

Amadurecimento profissional – Os recitais acompanham a formação dos estudantes do Cefart. O percurso é marcado, diversas vezes, por apresentações abertas ao público. “Nesses momentos, o aluno pode se testar, ganhar segurança e caminhar rumo ao profissionalismo, que é o intuito da escola; defendemos o amadurecimento artístico, criativo e sensível e entendemos que ele anda junto com o amadurecimento do artista diante do público, o desenvolvimento enquanto profissional da música”, defende Camilo Christófaro, coordenador da Escola de Música do Cefart.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.