Amigo de Bicho: projeto tem objetivo de resgatar e cuidar de animais em situação de vulnerabilidade

Amigo de Bicho: projeto tem objetivo de resgatar e cuidar de animais em situação de vulnerabilidade

Programa também promove petição para a criação do canil, delegacia e hospital veterinário, em Contagem/MG, para garantir qualidade de vida

Apesar do abandono de animais ser crime como previsto em lei ( Lei Federal 9.605/98), a prática está longe de ter um fim. Segundo a Organização mundial da saúde (OMS), no ano de 2022, existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães. Pensando em amenizar os danos causados, a advogada Leilane Xuxa criou o projeto Amigo de Bicho. “Ele surgiu da necessidade de criar uma rede de apoio para resgatarmos e dividirmos os custos com os tratamentos médicos, remédios, consultas e alimentação. Além do resgate, oferecemos todo apoio necessário até encontrar um lar responsável para o bichinho”,frisa.

Desde a pandemia, houve uma aumento nos maus tratos e número de cães e gatos deixados nas ruas, à mercê da própria sorte. De acordo com  o Instituto Pet Brasil (IBP), no ano passado, o Brasil possui quase 185 mil (184.960) animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães e 7.398 (4%) são gatos. E em Contagem/MG, a realidade não é muito distante dos dados apresentados. Para amenizar a situação, a advogada criou uma petição pública onde solicita a construção do canil com banco de adoção permanente e hospital veterinário gratuito na cidade. “Não temos delegacia especializada em crimes contra animais e as pessoas não se importam em cometer crimes contra eles. Eles não falam  então as pessoas atropelam e não socorrem, deixam trancados sem água sequer, abandonam como jogam fora uma roupa velha que não querem mais e denunciar é muito difícil.  Não temos um disque denúncia a maus-tratos a animais como na cidade do Rio de janeiro. Outras delegacias, o 190 já estão saturados com suas competências.

O hospital Veterinário Municipal gratuito é uma necessidade para uma cidade como Contagem.  As clínicas não funcionam 24h e tem custo altíssimo.  Em relação ao canil,a quantidade de animais abandonados, perambulando pelas ruas é gigante.  Temos muitos parques e o governo poderia sim separar uma área neles para criar o canil e termos bancos de adoção permanente, assim quando o indivíduo quiser adotar já sabe onde ir.

Um serviço completa o outro: resgatado o animal é levado ao hospital  ou zoonose, cuidado e colocado no canil para ser adotado, já chipado com RG  – identificado”, explica Leilane Xuxa.

Animais maltratados trazem doenças e algumas transmissíveis a nós humanos e algumas ainda sem cura tipo a esporotricose e leishmaniose.  “Essas doenças matam e temos surtos aqui em Contagem dessas doenças. “maus tratos infelizmente temos de todos os tipos.

Na bio no meu Instagram @leilanexuxa  tem uma petição pública e é bem fácil assinar.  É só clicar na petição e assinar, abrir clicar no assinar a petição e colocar seu nome e e-mail.  Precisamos de 20 mil assinaturas.  Ajude a divulgar.  Essa causa é de todos nós. Quem quiser ajudar pode me seguir e pode comprar nossa logomarca “Amigo de Bicho” divulgar nosso projeto. Essa causa é de todos nós.”, finaliza.

Serviço

Link para petição: https://docs.google.com/document/d/1kSBLVs9iWGRa7EUkqL62q9HLkCBaO3DefYyAgnbChsA/edit?usp=sharing

Conheça o projeto: https://instagram.com/leilanexuxa?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Faça parte: https://chat.whatsapp.com/BlGkPGUUTEp84nOFt2uQj