Ars Nova Coral da UFMG faz concerto de encerramento do Festival de Verão

Ars Nova Coral da UFMG faz concerto de encerramento do Festival de Verão

No dia 19 de março, terça-feira, às 19h30, o Ars Nova Coral da UFMG apresentará o Verão Sacro – concerto de encerramento do 18º Festival de Verão da UFMG. Sob a regência do maestro Lincoln Andrade, o coro exibirá um programa com a temática exclusivamente sacra.  O evento terá entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

 

Em plena preparação para a Semana Santa, o coro apresentará uma obra emblemática e icônica do barroco sacro alemão intitulada Membra Jesu Nostri de Dietrich Buxtehude (1637-1707), que menciona as sete chagas do corpo de Jesus Cristo na cruz. Além de trechos dessa obra, serão apresentadas outras canções de compositores dos séculos XX e XXI.

 

Durante a pandemia, o Ars Nova preparou e publicou cerca de 15 vídeos com obras variadas e O vos Omnes, do compositor e violoncelista catalão Pablo Casals (1876-1973), fez parte dessa coletânea. Agora, o Ars Nova resolveu trazê-la ao vivo para o seu repertório. Nos concertos de Natal de 2023, o Ars Nova mostrou a beleza e a sofisticação de um dos compositores ingleses mais requintados do século XX, Benjamin Britten (1913-1976). A obra Hymn to Saint Cecilia saúda a padroeira da música e dos músicos, cantores e instrumentistas, com poema de Wystan Hugh Auden (1907-1973), escrito entre 1940 e 1942.

 

O compositor húngaro Gÿorgy Deak-Bardos (1905-1991) escreveu uma súplica, Eli! Eli!, com texto extraído do Evangelho Segundo São Mateus, que clama “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”. Para encerrar o concerto, o Ars Nova-Coral da UFMG apresentará em primeira audição, em Belo Horizonte, a reflexiva e atual Da pacem Domine, do compositor estoniano Arvo Pärt, um dos compositores mais requisitados deste século.

 

Sobre o Ars Nova Coral da UFMG

O Ars Nova-Coral da UFMG é um dos mais longevos coros brasileiros em atividade. Desde a sua fundação, em 1959, o grupo realizou mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países, além de ter sido premiado em importantes festivais nacionais e internacionais. Regido pelo maestro Lincoln Andrade desde 2017, o Ars Nova realiza inúmeros concertos em Belo Horizonte, com destaque para a série Banquete de Vozes do Natal, além de diversos concertos feitos em outras cidades de Minas e do Brasil.

 

Nos anos de 2020 e 2021, diante do isolamento social imposto pela pandemia, o grupo apresentou coros virtuais que somam mais de 45 mil visualizações no YouTube, além de ações como um Concurso de Composição e um Festival de Coros Universitários Mineiros. Em 2022, retomou a agenda presencial com o projeto Restauração e Celebração, de maneira cuidadosa e consciente, pretendendo se reinserir na cidade e na rotina das pessoas.

 

Serviço

Festival de Verão UFMG

Verão Sacro

Ars Nova Coral da UFMG

Música Erudita

Data: 19 de março de 2024

Terça-feira / Horário: 19h30

Local: Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro, Belo Horizonte)

Entrada franca