Atletas de Contagem brilham no Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim, na Argentina

Atletas de Contagem brilham no Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim, na Argentina

A equipe do Projeto Ginástica de Trampolim de Contagem retornou de Bariloche, na Argentina, com impressionantes 16 medalhas conquistadas no Campeonato Sul-americano de Ginástica de Trampolim. Essa jornada de sucesso ocorreu entre os dias 5 e 10 de setembro, com a participação de 13 atletas e três técnicos.

Na categoria de 11-12 anos feminino, Sofia Morais conquistou a segunda posição no trampolim individual. Na mesma competição individual, Sara Ferreira garantiu a medalha de prata na categoria de 13-14 anos feminino, enquanto Isaac Braga alcançou o topo do pódio na categoria masculina. Além disso, Sara Ferreira e Sofia Morais asseguraram o segundo lugar na competição de trampolim sincronizado.

No grupo de competição de 17+ feminino, Maria Eduarda Damasceno brilhou, conquistando a medalha de ouro tanto no trampolim individual quanto no trampolim sincronizado, em parceria com Luara Rezende.

Na categoria júnior feminino, Eduarda Vicente levou para casa a medalha de ouro, enquanto Clara Vasconcelos conquistou a prata no trampolim individual. No evento de trampolim sincronizado, Clara Vasconcelos e Maria Luiza Marcante alcançaram o topo do pódio, enquanto Eduarda Vicente e Gabriela Rodrigues ficaram na segunda posição, representando a Seleção Brasileira. No júnior masculino, Isaac Braga e Ícaro Bueno (MTC) garantiram a medalha de ouro no trampolim sincronizado, também representando a Seleção Brasileira.

No sênior feminino, Ana Luiza Soares conquistou a medalha de bronze na competição individual, representando a Seleção Brasileira. No trampolim sincronizado, ela e Maria Luiza Oliveira (NGOTF) brilharam, garantindo a medalha de ouro. No masculino, Vinicius Celestino conquistou o ouro tanto na competição individual quanto no trampolim sincronizado, em parceria com Wallace Celestina, ambos representando a Seleção Brasileira.

Na competição por equipes do Sênior masculino, o Brasil alcançou o primeiro lugar com a equipe composta por Vinícius Celestino, Wallace Celestino de Contagem, Lucas Tobias, do ITOP, e Gabriel Ferreira, do MTC.

Os treinamentos continuam com foco no calendário de 2023. Ainda no mês de setembro, os atletas participarão do Campeonato Estadual em Ouro Branco, entre os dias 22 e 24/9, e do Campeonato Brasileiro, em Aracaju/Sergipe, de 26 de setembro a 1° de outubro. Essas competições servirão como preparação para o aguardado Campeonato Mundial que acontecerá no Reino Unido, em novembro.

O projeto

O projeto esportivo é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Contagem e a  Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), possibilitado, gratuitamente aos atletas por meio de apoios das empresas ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames e de leis de incentivo ao esporte.

Atualmente, o projeto conta com quatro núcleos em atividade: Eldorado, Tropical, Funcionários e Industrial. Em breve, será inaugurado o núcleo Ressaca, que ampliará o projeto e beneficiará aproximadamente 1000 crianças em todo o município. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da Prefeitura em promover o esporte e proporcionar oportunidades de desenvolvimento físico e social para a juventude de Contagem.

Autor:Estagiário Guilherme Faria, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti