Blitz da Lei Seca flagra 21 pessoas dirigindo embriagadas em Belo Horizonte

Blitz da Lei Seca flagra 21 pessoas dirigindo embriagadas em Belo Horizonte

Nove pessoas foram presas, duas armas de fogo também foram apreendidas e dois veículos recuperados durante as abordagens

Nove pessoas foram presas, sendo três por embriaguez ao volante, durante a megaoperação de combate à criminalidade e de fiscalização da Lei Seca realizada pelas forças de segurança do Estado, no último fim de semana, em Belo Horizonte. Além das prisões, outras 18 pessoas foram autuadas por cometerem infração por embriaguez; duas armas foram apreendidas e dois veículos recuperados. Ao todo, 486 condutores foram abordados nos 50 pontos de blitz espalhados por toda a capital.

 

“A operação visou reprimir os crimes violentos e coibir a ação dos condutores que insistem em dirigir após ingestão alcoólica, colocando em risco a sua segurança e a segurança de outras pessoas”, afirmou a comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), coronel Cláudia Godinho. 

 

As abordagens foram realizadas por profissionais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRV), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. 

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) prestou apoio para a condução de motoristas que cometeram crime de trânsito por embriaguez e necessitaram ser conduzidos à prisão. Agentes socioeducativos também deram suporte dentro da estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que ficou fixo em um dos pontos de fiscalização. Representantes das forças de segurança atuaram de forma integrada na carreta.

 

O Plantão Digital da Polícia Civil também funcionou dentro da carreta do CICCM, reforçando a operação e trazendo mais agilidade e economia de recursos públicos ao evitar deslocamentos desnecessários. Todas as providências legais cabíveis e urgentes foram adotadas pela equipe da Polícia Civil no Plantão Digital, no qual delegado, investigadores e escrivães, por meio de videoconferência recebem as ocorrências, ouvem e fazem a autuação da pessoa em razão de flagrante delito ou por estar foragida da Justiça, sem a necessidade de condução a uma delegacia de Polícia.  

  

A carreta do CICCM conta com tecnologia de ponta; são doze estações de trabalho e acesso à internet, que auxiliam na tomada de decisões rápidas e estratégicas, possibilitando o acesso aos diferentes sistemas de segurança.  

Segundo o superintendente de Integração e Planejamento de Operações da Sejusp, Bernardo Naves, a ação conjunta entre as forças de segurança reforça o combate à criminalidade no estado. “Essa é mais uma ação do Governo de Minas para que o estado permaneça sendo um dos estados mais seguros do Brasil”, concluiu.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp