Brumadinho Moto Fest 2023

Brumadinho Moto Fest 2023

Para quem curte natureza, passeio de motocicleta, boa gastronomia e um “Céu de Lindas Montanhas”, vem aí o 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho

O 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho será realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro na Comunidade de Palhano, em frente ao Residencial Boavista, no Município de Brumadinho. Com o slogan “O mototurismo nas vivências do Céu de Montanhas”, o encontro, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cervejaria Backer, traz uma programação recheada de boa música, com muito blues, rock, Beatles e MPB; gastronomia variada, bebidas, drinks especiais e um amplo espaço para o público se divertir e curtir um fim de semana com segurança.


Apelidado de Brumadinho Moto Fest 2023, o evento quer oferecer aos participantes um fim de semana inesquecível, com muitas atrações, que incluem shows todos os dias, festival gastronômico, produtos para motociclistas, produtos artesanais locais, motos customizadas, carros clássicos, Flash tattoo e Pinstripe.

Um dos objetivos do encontro é dar visibilidade aos inúmeros atrativos turísticos disponíveis em Brumadinho. Quem estiver no local, poderá conhecer um pouco do catálogo Céu de Montanhas, uma iniciativa da Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, que reúne cerca de 40 experiências turísticas voltadas para natureza, gastronomia, artesanato, cerâmica e cultura tradicional.
 
 “Brumadinho tem o Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil; mas tem também um cardápio turístico extremamente rico e que pode trazer muitas coisas boas para muita gente”, ressalta Geraldo César Juliani, um dos organizadores do evento.

Geraldo, conhecido como Gê, é professor universitário e proprietário da Pousada Villa Casa Branca. Ele e Antônio Carlos Caldeira Ramos, ou Tunico – publicitário e dono do Restaurante Abóbora,  são motociclistas e apaixonados pela região. Os amigos  contam que o evento foi pensado para reunir tanto a galera das duas rodas como todos aqueles que curtem natureza, boa música e comida de qualidade. “Com isso, a  Moto Fest contribui para a promoção do turismo e o fortalecimento da economia local. Esperamos cerca de 5 mil pessoas  circulando pela região nos três dias do evento”, explica Gê.

A abertura do encontro acontece às 18h da sexta-feira, dia 6 de outubro, quando a banda Soul Much Blues sobe ao palco para tocar sucessos dos dois gêneros da música norte- americana. Em seguida, quem se apresenta é Márcio Nagô, artista nascido e criado em Brumadinho, que tem sua música inspirada nas guardas de congado e nas poesias que emanam das belezas da região. Nagô começará sua apresentação cantando o tema musical que fez para o Projeto Céu de Montanhas. E quem fecha a noite de sexta é a Banda Get Beatles, interpretando os sucessos da inesquecível banda britânica.

Os shows recomeçam no sábado, às 13h, com apresentação de uma banda de Casa Branca, Don’t Panic com hits americanos dos anos 70, 80 e 90. Às 14h com a apresentação da Banda Alma Negra de Brumadinho, que traz o Rock n’ Roll do grupo Black Sabbath. Na sequência, às 16h, sobe ao palco a Banda MP3, de Casa Branca, formada apenas por mulheres, que tocam o melhor da MPB e do rock nacional. Em seguida, às 18h, o público vai poder apreciar o rock da Banda B-74. Bauxita e a Rock Machine é o grupo que se apresenta às 20h continuando a pegada firme do rock que vai animar a noite de sábado do Encontro. Wilson Sideral e a Banda Tropical Blues, com um cardápio bem variado de transformação do Pop Rock em Blues, encerram as apresentações do dia 7.

E as atrações musicais continuam no domingo, dia 8, a partir das 12h, quando o público vai curtir um Folk com o grupo feminino também de Casa Branca, as Vigaristas, na sequência às 14h um rock bem brasileiro, com a Trip Rock Band de Yan Guedes, tocando clássicos dos anos 80 e 90. Em seguida, às 16h, a Banda Tupibikini’s, que sempre está presente em eventos da galera das duas rodas, sobe ao palco para continuar a pegada da boa música. Na sequência, às 20h, a vez é do Nouvelle Blues, que traz um repertório com as melhores músicas do gênero. E, para quem curte Queen, não pode perder a apresentação da Banda Lurex, desfilando hits da banda britânica de rock e fechando a maratona musical.

Cardápio especial


Além da boa música, o 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho também vai mexer com o paladar dos participantes. Nas várias barracas de gastronomia, o público vai poder apreciar, um bolinho de abóbora com carne seca na manteiga de garrafa, ou um costelão de boi na cerveja preta acompanhado de mandioca cozida. Ou se deliciar com um Arroz Carreteiro do Quilombo de Ribeirão. São apenas alguns exemplos do variado e especial cardápio que o Brumadinho Moto Fest 2023 preparou para você. Para acompanhar, que tal um drink da alquimista Marcela Azevedo, que utiliza uma técnica molecular na elaboração dos seus drinks; ou uma cerveja artesanal da BeBrum ou uma “Capitão Senra”, rótulo já consagrado pela cervejaria Backer.

Inscrição

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do evento (1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho) www.brumadinhomotofest.com.br. Pelo Sympla (www.sympla.com.br), o participante pode retirar seu passaporte gratuito para os três dias do evento e também pode adquirir o boné e a camiseta do evento. A inscrição ajuda a organização no controle dos participantes e do público que vai comparecer ao evento.

Infraestrutura


Tunico explica que a organização do Brumadinho Moto Fest 2023 preparou uma boa infraestrutura para garantir o conforto e a segurança de todos os participantes, como banheiros, espaço suficiente para um público estimado em cerca de cinco mil pessoas durante os três dias, estacionamento para motos e veículos e tendas. “Contaremos com todo o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança e tranquilidade de todos”, ressalta o publicitário.

Fotos: Sérgio Luiz Castro


Como chegar

O 1º Encontro Nacional dos Motociclistas de Brumadinho será realizado em Palhano, comunidade de Brumadinho, em frente ao Residencial Boavista, que é bastante conhecido no local. Para quem vem de Belo Horizonte, o acesso ao evento, que dura cerca de 45 minutos, pode ser feito pela estrada para Casa Branca, que começa no Jardim Canadá, atrás do Posto Chefão; pela estrada para Piedade do Paraopeba, que começa na BR-040 sentido Rio de Janeiro, 1km após o trevo para Ouro Preto seguindo para o Rio de Janeiro; ou pelo acesso ao Topo do Mundo, Retiro do Chalé, também pela BR-040 sentido Rio, 1km depois do acesso para Piedade do Paraopeba.

Programação

Sexta Feira – dia 6 de outubro
18h – Soul Much Blues 20h – Márcio Nagô 22h – Get Beatles

Sábado – dia 7 de outubro
12h – Banda Don’t Panic 14h – Banda Alma Negra 16h – Banda MP3
18h – Banda B74
20h – Bauxita Rock Machine
22h – Wilson Sideral e Tropical Blues

Domingo – dia 8 de outubro
12h – Banda As Vigaristas 14h – Tryp Rock Band
16h – Banda Tupibikini’s 18h – Novelle Blues
20h – Lurex

Mais informações no site do evento www.brumadinhomotofest.com.br