Casamento Coletivo: 136 casais de Contagem realizam o sonho de oficializar a união

Casamento Coletivo: 136 casais de Contagem realizam o sonho de oficializar a união

Uma noite para realizar um sonho especial, assegurar direitos fundamentais e entrar para a história de vida de centenas de pessoas. Assim se definiu e se eternizou o sábado (30 /9), para 136 casais, que puderam oficializar a união matrimonial na 8ª edição do Casamento Coletivo, promovida pela Prefeitura de Contagem, em uma bela celebração ocorrida no Sesc Contagem, no Novo Riacho.

Esta política pública beneficia pessoas que moram no município, estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme decreto federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e tenham renda per capita de até um salário mínimo. Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Casamento Coletivo garante a regularização do registro civil, a construção e reconstrução de vínculos e assegura maior proteção jurídica às famílias em situação de vulnerabilidade social em Contagem.

Entre os vários casais, a diversidade se destacou. A cerimônia, que teve mais de 1.400 presentes, contou com jovens, idosos, LGBT’s+ e heterossexuais que sonhavam em oficializar a união, com direito a tudo que noivos e noivas sempre sonham: damas e pajens, marcha nupcial e bem casados. A Banda da Guarda Civil de Contagem tornou o momento ainda mais emocionante, executando a trilha sonora do evento.

O casal Maria Lúcia Calmon e Navantino Nunes Filhos, moradores do bairro Cabral, região Ressaca, se emocionaram ao selar uma relação duradoura e frutífera que já vêm construindo há duas décadas. “Estamos juntos há 23 anos, temos seis filhos. Vimos no casamento coletivo a oportunidade única de oficializarmos nossa união com essa linda cerimônia. Estamos felizes demais e emocionados”, disse Maria Lúcia.

Ivania Cristina Oliveira exaltou a iniciativa do poder público em garantir o acesso aos direitos dos casais que mais precisam de suporte do Estado, de uma forma simbólica e marcante. “Eu não tinha condições favoráveis para realizar um casamento. Estou há 11 anos com meu marido e esta é uma chance de acertar nossa vida. Sou muito grata por poder participar desse sonho. Agora vamos seguir juntos para a vida toda”, disse a noiva e, agora, efetivamente, esposa de Júlio César Pereira.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, celebrou a realização de mais uma edição do Casamento Coletivo na cidade, que é uma conquista relevante para uma parcela da população. “Esses casais, que vivem em situação de vulnerabilidade social, tiveram o direito a essa cerimônia e todos os custos cartoriais para formalizarem sua união pagos pela Prefeitura, graças à parceria com várias empresas, que têm responsabilidade social e nos ajudaram a construir esse momento de alegria, afetividade e bem-estar”, afirmou.

O evento foi a concretização da garantia dos direitos básicos dos cidadãos, foco central do governo, como pontuou o superintendente de Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Lacerda. “Nosso objetivo é garantir esse direito humano à família, à documentação, com a regularização do registro civil dessas pessoas. Foi um momento muito especial”, disse.

A próxima edição do Casamento Coletivo está marcada para setembro de 2024. A abertura de inscrições para casais interessados será divulgada em breve.

Clique aqui e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Ricardo Lima/PMC

Autor:Rômulo Abreu / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo