Caso 123 Milhas: Cartilha atualizada da DPMG ensina consumidores a consultarem seus dados e cadastrarem seus créditos na recuperação judicial

Caso 123 Milhas: Cartilha atualizada da DPMG ensina consumidores a consultarem seus dados e cadastrarem seus créditos na recuperação judicial
Diante da recente divulgação da Lista de Credores da 123 Milhas, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) atualizou sua cartilha com orientações para consumidores lesados pela empresa.
A nova versão da cartilha indica os sites onde essas informações foram divulgadas e explica o que os consumidores devem fazer para consultar se seus nomes já foram incluídos nessa Lista de Credores (ou seja, na lista de pessoas que têm valores a receber da empresa).
Para aqueles que ainda não tiveram seus nomes incluídos na listagem publicada, o documento ensina como fazer a habilitação de crédito, procedimento destinado a pedir a inclusão do nome do consumidor e do valor que lhe é devido.
Por sua vez, para os consumidores que encontrarem informações incorretas quanto ao seu caso, a cartilha orienta como fazer a apresentação de divergências, ou seja, pedido de correção de dados pessoais ou de valores a receber.
Todos esses procedimentos devem ser realizados no site divulgado na internet pela Administradora Judicial do grupo de empresas 123 Milhas e podem ser feitos pelo próprio consumidor, bastando seguir o “passo a passo” divulgado pela DPMG na cartilha.
Para isso, o site conta com campo próprio para receber os dados do consumidor, os comprovantes das compras, documentos que atestem pagamentos realizados, e-mails de confirmação emitidos pela empresa e outras informações de relevância para cada caso.
A Administradora Judicial ficará responsável por reunir as informações e documentos apresentados pelos consumidores e avaliar a inclusão dos créditos e as correções solicitadas.
Clique aqui ou acesse o anexo para ler a cartilha da DPMG e ter acesso às informações detalhadas.
Atenção! Não deixe para a última hora a leitura da cartilha, nem a consulta à lista e a realização dos procedimentos. Há prazos previstos em lei que devem ser respeitados.
A cartilha foi elaborada pela Coordenadoria Estratégica de Tutela Coletiva da DPMG, que está à frente das iniciativas e atendimentos realizados sobre o caso e que também conduz a ação civil pública ajuizada pela Instituição, buscando garantir os direitos dos consumidores e a indenização dos danos.
A Defensoria Pública de Minas Gerais reforça que segue acompanhando a recuperação judicial e a ação proposta e informará o público a respeito de quaisquer acontecimentos relevantes por meio de seus canais oficiais.