Cemig seleciona projetos sociais voltados para as práticas esportivas

Cemig seleciona projetos sociais voltados para as práticas esportivas

Edital para escolha das iniciativas recebe inscrições até julho deste ano

 Projetos sociais voltados para as práticas esportivas interessados em concorrer ao patrocínio da Cemig podem se inscrever no edital da Companhia. Para participar do processo de seleção, o projeto esportivo tem que estar aprovado e apto à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte. As inscrições na chamada pública estão abertas até 12 de julho. Os projetos cadastrados, se aprovados, passam a integrar o conjunto de ações sociais patrocinadas pela empresa.
A inscrição é gratuita e deve ser feita no link disponível no edital, na página de chamadas públicas no site da Cemig. Podem participar as iniciativas que estejam direcionadas ao desenvolvimento integral dos indivíduos e das comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer em Minas Gerais.

A Companhia realizará aportes nos projetos aprovados, dependendo da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no documento. Vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.

Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, os editais publicados pela empresa para seleção e patrocínio de projetos sociais reforçam o compromisso da Companhia com a promoção da cidadania. “Todo ano, a Cemig lança chamada pública para a seleção de projetos que queiram ser incentivados pela Companhia. As iniciativas aprovadas passam a integrar o conjunto de ações patrocinadas pela empresa nas diferentes cidades mineiras, em várias regiões do estado, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades”, explicou.

 

Diferentes regiões

Um dos projetos sociais patrocinados pela Cemig é desenvolvido em Juiz de Fora e em Viçosa, na Região da Zona da Mata. A Associação Ajudôu beneficia cerca de 200 crianças e adolescentes, na faixa etária de sete a 17 anos, ensinando judô. O fundador da entidade, Júlio Cesar Lana, falou dos benefícios da prática esportiva na infância e juventude e destacou a importância da parceria da Cemig para a realização das atividades com os jovens.

“Nós acreditamos na capacidade do esporte de contribuir na formação de crianças e adolescentes. Para realizar esse trabalho, esse sonho, a gente depende de apoio para levar esse atendimento, gratuitamente, para a comunidade. Temos a Cemig como uma grande parceira que, por meio das leis de incentivo ao esporte, nos ajuda a dar a oportunidade para centenas de crianças de praticar um esporte”, afirmou.

Rafael Diniz é diretor da Associação Natividade, entidade responsável pela execução do projeto Academia do Skate que, por meio do patrocínio da Cemig, esteve, entre setembro e dezembro de 2023, em Governador Valadares, Região Leste do estado, beneficiando cerca de 800 pessoas. Ele explica que o projeto teve início com o objetivo de popularizar a prática do esporte e que, com o incentivo da Cemig, a proposta, que por muito tempo ficou concentrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conseguiu ser desenvolvida em Governador Valadares, dando oportunidade para que mais pessoas pudessem participar.

“A Cemig é uma empresa muito focada na parte social. Além de democratizar as políticas sociais para os vários territórios de Minas Gerais, ao abraçar o skate em cidades de diferentes regiões além da RMBH, a empresa demonstra seu compromisso com o esporte mineiro, com a população mineira”, resumiu.

   Valorização do esporte

Ao longo dos últimos anos, a Cemig segue ampliando o seu investimento social, de maneira a beneficiar o maior número de pessoas no estado. Só no último ano, a Companhia destinou mais de R$12 milhões para os projetos esportivos que trabalham com crianças e jovens em diversos municípios mineiros, impactando positivamente a vida de mais de nove mil inscritos. Se somarmos com os valores direcionados para as iniciativas nos últimos quatro anos, o número chega a quase R$30 milhões.

Mais informações

Mais detalhes sobre o cadastro dos projetos de esporte no edital da Cemig podem ser obtidos no site da Companhia. Dúvidas sobre o edital e/ou formulário de inscrição dos projetos esportivos podem ser enviadas para o e-mail: esporte@cemig.com.br.