Central de Hidratação unidade se tornou referência no atendimento aos casos de dengue

Central de Hidratação unidade se tornou referência no atendimento aos casos de dengue

Ao completar um mês desde sua inauguração, em 6 de fevereiro, a Central de Hidratação Eldorado se consolida como referência no atendimento a pacientes com dengue em Contagem. Todas as ações realizadas pela Prefeitura de Contagem em prol da prevenção e combate às arboviroses, bem como no atendimento à população acometida por estas doenças, têm sido essenciais para conter a epidemia. Projetada para receber até 120 pacientes por dia, a unidade teve sua capacidade dobrada, em estrutura e equipes médicas, poucos dias após a abertura, diante do crescimento exponencial dos casos de dengue. A ampliação foi anunciada ao mesmo tempo em que foi decretado, pela Prefeitura, estado de emergência em saúde no município.

“Nossa intenção é oferecer um atendimento rápido e
adequado às pessoas que apresentarem sintomas da dengue”,
afirmou, na ocasião, a prefeita Marília Campos.

Entre os dias 6 de fevereiro e 6 de março, foram 5.453 pacientes atendidos na unidade, o que leva a uma média de 181 por dia. Vale destacar que, em quatro datas no mês de fevereiro, o número de atendimentos superou a capacidade traçada para a Central de Hidratação, chegando a receber até 250 pessoas com sintomas de dengue em um mesmo dia, mantendo uma média de 207 por dia na última semana de fevereiro. Isso foi possível devido às adaptações e ajustes, que foram sendo aplicados conforme a realidade se apresentava.

Segundo a superintendente do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Olívia Bonfim, a alta demanda registrada deixou claro que a inauguração da Central de Hidratação ocorreu no momento certo, evitando uma sobrecarga no sistema de saúde da cidade.

“Após este primeiro mês, temos a certeza de que a abertura antecipada da unidade foi uma estratégia muito assertiva. A unidade tem contribuído ativamente para evitar uma sobrecarga nas UPAs e UBSs, além de oferecer uma excelente infraestrutura, com atendimento ágil, digno e humanizado”, ressaltou.

Diante do aumento diário da demanda, ainda de acordo com a superintendente, foram tomadas ações rápidas para o reforço da estrutura e das equipes, possibilitando a manutenção da agilidade no atendimento. “Mas os números são alarmantes, por isso é importante que cada um faça sua parte e que juntos, possamos combater de forma eficiente o mosquito transmissor”, destacou.

Conforto para os que sofrem

De acordo com a assessora de Enfermagem, que acompanha o dia a dia na Central de Hidratação, Priscila Fazzio, a unidade exclusiva para atendimento a pacientes com dengue foi pensada com foco, não apenas na agilidade do atendimento, mas também no conforto dos usuários. “A gente sabe que essa doença deixa as pessoas bastante debilitadas. Percebemos a necessidade de ampliar, porque o principal objetivo é que a gente ofereça atendimento ágil e com segurança aos pacientes”, afirmou.

A unidade é aberta ao público, mas também recebe pacientes vindos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Isso contribuiu significativamente para evitar a superlotação dessas unidades. A Central de Hidratação foi responsável por quase 25% do atendimento a arboviroses no serviço de urgência e emergência municipal (UPAs e Central de Hidratação).

Muitas adversidades surgem todos os dias em meio a uma epidemia como esta, mas tudo é resolvido rapidamente para evitar impactos no atendimento. “A gente se depara com diversos desafios, entre eles, a baixa de profissionais que também são acometidos pela dengue e o próprio aumento expressivo da demanda. Mas superamos tudo isso com o apoio de muitas pessoas dos mais diversos setores”, destacou Priscila Fazzio.

Agilidade e bom atendimento

Jamily Vieira levou a filha com sintomas de dengue para atendimento na Central de Hidratação e comprovou a qualidade do serviço. “Eu estou gostando muito do atendimento aqui. A minha filha chegou bem ruim, sentindo muita dor, mas foi atendida bem rápido, fez os exames e já está recebendo o soro. Agora é aguardar o resultado dos exames e continuar o tratamento”, afirmou. Já no caso de Belizario José, que foi levado pela filha para receber o atendimento na Central de Hidratação, tudo aconteceu de maneira ainda mais rápida, pois ele faz parte do grupo de risco por ter mais de 65 anos. “Eu fui atendido muito rápido. Tudo aqui é de excelente qualidade e eu estou muito satisfeito com o tratamento que recebi”, destacou.

“A maior recompensa de tanto trabalho é ver a satisfação do usuário. A sensação é de que todo esse esforço vale a pena”, concluiu Priscila Fazzio.

Autor: jornalista e foto Etiene Egg / Edição Carol Cunha