Centro Cultural UFMG divulga programação de atividades que integram a exposição Poematéria: arquitetura da palavra

Centro Cultural UFMG divulga programação de atividades que integram a exposição Poematéria: arquitetura da palavra

Nos dias 1º, 8, 15 e 25 de junho, o arquiteto João Diniz realiza no Centro Cultural UFMG atividades artísticas e culturais que integram a exposição Poematéria: arquitetura da palavra, de sua autoria.

A proposta das atividades é diversificada e inclui aula aberta, bate-papo, performances, sarau poético e encerramento da mostra. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Programação

1º de junho – Sarau Poematéria

19h às 21h: sarau poético com João Diniz e os integrantes do coletivo Asa de Papel.

8 de junho – Curadoria e arte em Poematéria

19h às 21h: aula aberta e performance com João Diniz e Celina Lage, artista visual, professora e uma das curadoras da exposição.

15 de junho – Poesia, arte e espaço em Poematéria

19h às 21h: bate-papo e performance com os poetas, professores e artistas visuais Andrea Dario, Anelito de Oliveira, Celina Lage, João Diniz e Marília Andrés.

25 de junho – Finissage

11h às 13h: encerramento da exposição com performance e debates sobre a mostra.

Faça aqui o download da programação.

Performance Avantypus

Na abertura da exposição, ocorreu a performance em dois tempos Avantypus, que também será realizada nos dias 8, 15 e 25 de junho.

 

Segundo João Diniz, as letras dispostas no chão que integram a mostra sugerem um caminho de entendimento verbal e de um idioma convergente. Em um primeiro momento, é realizada a dinâmica dos diálogos buscados, que nem sempre estão em acordo, configurando um ambiente de caos polirrítmico.

Após essa catarse inicial, imagina-se a possibilidade do aprendizado e da evolução, indicando que, para um mundo convulso, é necessário criar linguagens, ou traduções revolucionárias, que transformem a desordem em serenidade.

 

Os agentes dessa progressão benéfica se empenham em inventar novos caracteres, a partir da ruptura das grafias do passado, para que, com eles, escrevam-se as inéditas palavras da transformação.

Poematéria: arquitetura da palavra

A mostra explora as possibilidades da união entre as artes visuais e o texto poético, buscando superar e propor novas possibilidades para o suporte preferencial da escrita: a folha de papel.

 

Serviço:

Exposição Poematéria: arquitetura da palavra – João Diniz

Visitação: até o dia 26 de junho

Terças a sextas: 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h

Grande Galeria do Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont 174, Centro, BH)

Classificação: livre

Entrada gratuita

É necessário o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados