Ouro Preto, principal destino histórico de Minas Gerais, será palco do Circuito Ou(T)ro Preto, projeto que une visitas guiadas com foco na história afro-brasileira e um curso gratuito de formação para guias em Afroturismo. O lançamento da iniciativa será no dia 30 de maio, entre 19h e 22h, na Mina du Veloso (rua Levindo Inácio André, 400, São Cristóvão), em Ouro Preto. Potente articulação entre cultura, memória e formação profissional, o circuito, ao longo de 12 meses, vai contemplar educadores, estudantes da rede pública, pesquisadores, turistas e moradores locais. A proposta é recontar a história da cidade a partir do protagonismo negro.
“A ideia central deste projeto é fazer a valorização dos povos negros na formação de Ouro Preto, colocando a cidade na vitrine do Afroturismo. Ouro Preto deveria ter mais visibilidade, pois é uma cidade construída por mãos negras, mãos que deixaram as construções que ainda estão aqui. E essa trajetória não é valorizada. A nossa potência é mundial. O que a Meca representa para os Mulçamos, Ouro Preto representa para os povos diaspóricos. É um legado que os povos negros deixaram aqui”, explica Eduardo Du Evangelista, engenheiro e idealizador da Mina Du Veloso, um dos locais que estarão na rota do Circuito Ou(T)ro Preto, que consiste na formação dos guias, na consolidação do circuito de turismo Afrocentrado de Ouro Preto e na visitação gratuita dos alunos.
A propósito, o roteiro do circuito vai percorrer locais simbólicos em Ouro Preto, como a já citada Mina Du Veloso, a Casa dos Contos e o Museu da Inconfidência, onde os participantes, tanto das visitas quanto do curso, poderão vivenciar momentos de escuta, reflexão e aprendizado sobre as tecnologias, os saberes e a resistência dos povos africanos no Brasil. As visitas, com caráter pedagógico, serão coordenadas por especialistas e guias locais, promovendo uma leitura crítica do território e integrando ações educativas com práticas culturais de valorização da memória afro-brasileira. “Vamos positivar o termo ‘negro’, que foi criado para ser negativo, mas vamos trazer todos os pontos positivos, principalmente na construção de Ouro Preto”, reforça Leo Ferreira, que está na coordenação do projeto, que tem como objetivo colocar Ouro Preto na rota do Afroturismo, que já conta com Salvador e Rio de Janeiro, que tem a Pequena África.
O curso de Educação Patrimonial Afrocentrado oferecido pelo projeto tem como objetivo capacitar guias locais, tanto jovens quanto adultos, com conhecimentos históricos, culturais e técnicos para atuação no mercado do turismo cultural. Com base em uma pedagogia afrocentrada, o curso promove autonomia, geração de renda e inserção qualificada no setor, além de fomentar uma rede de multiplicadores capazes de ampliar o alcance das ações de valorização da cultura negra em Minas Gerais. A atividade gratuita será ministrada pela equipe do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), do Rio de Janeiro, e as inscrições vão acontecer entre os dias 2 e 20 de junho. As aulas serão de 23 a 28 de junho, e os participantes receberão certificação.
Posteriormente, o Circuito Ou(T)ro Preto, que terá a duração de 12 meses, atenderá cerca de 1.200 crianças matriculadas em escolas públicas, tanto da região central de Ouro Preto quanto dos pequenos distritos, com visitas guiadas na Mina Du Veloso, que preserva galerias subterrâneas construídas com técnicas africanas; na Casa dos Contos, a antiga fundição de ouro que abriga salões que contextualizam o domínio técnico dos trabalhadores africanos sobre metais e pedras; e no Museu da Inconfidência, que é um dos mais emblemáticos do país, é reinterpretado a partir da presença negra nas lutas por liberdade e nos bastidores da história oficial; entre outros pontos históricos do município. A atividade contará com os guias do curso de Educação Patrimonial Afrocentrado, com entrada nos pontos turísticos e com transporte gratuito.
Circuito Ou(T)ro Preto
Lançamento: 30/05/2025, às 19h
Mina du Veloso (rua Levindo Inácio André, 400, São Cristóvão), em Ouro Preto
Acesso Gratuito
Mais Informações: instagram.com/minaduveloso/