Com a queda da temperatura, especialista alerta para prevenção de doenças respiratórias

Com a queda da temperatura, especialista alerta para prevenção de doenças respiratórias

Com a chegada da época mais fria e seca do ano, a Prefeitura de Contagem alerta para a prevenção de doenças respiratórias que costumam se intensificar nesse período. Reconhecendo que pessoas de todas as faixas etárias estão sujeitas a essas doenças, as autoridades de saúde municipais estão incentivando a adoção de medidas de precaução para proteger a saúde de toda a população.

De acordo com o médico infectologista do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), Marcelo Silva de Oliveira, no outono e inverno as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação de vírus causadores de infecções respiratórias como gripe, resfriado, bronquiolite e Covid-19. “Nessas épocas as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação, facilitando assim circulação de microrganismos, principalmente de vírus respiratórios”, completou Marcelo.

Ainda segundo o infectologista, a tosse e dificuldade para respirar são os sintomas que devem servir como alerta de gravidade das doenças respiratórias. “Nos idosos esta dificuldade para respirar pode se manifestar como dificuldade para se locomover e até falar. Outros sinais como respiração rápida e ruidosa podem aparecer, além de exaustão e confusão mental”, ressaltou.

O especialista em doenças infecciosas destaca que, independentemente da idade, medidas preventivas podem fazer a diferença na redução do risco de contrair doenças virais/respiratórias. A seguir estão algumas orientações para diferentes faixas etárias:

Crianças e adolescentes:

  • Manter a caderneta de vacinação atualizada é essencial para proteger as crianças contra doenças como a gripe, Covid-19, entre outras.

  • Incentivar a higiene das mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro.

  • Evitar o contato próximo com pessoas doentes e incentivar a criança a relatar qualquer sintoma ao responsável.

Adultos:

  • Manter a vacinação em dia, especialmente para a gripe, que pode afetar negativamente a saúde dos adultos.

  • Praticar a higiene das mãos regularmente, especialmente após o contato com superfícies públicas ou antes de tocar no rosto.

  • Buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre, tosse persistente ou falta de ar.

Idosos:

  • Assegurar que a vacinação esteja atualizada, incluindo a imunização contra a gripe e pneumonia, que são especialmente importantes para os idosos.

  • Reforçar a higiene das mãos e evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas.

  • Evitar o contato próximo com pessoas doentes e ambientes com aglomeração.

  • Manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas leves para fortalecer o sistema imunológico.

  • Buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre, tosse persistente ou falta de ar.

A Prefeitura promoveu também campanhas de conscientização em diferentes pontos da cidade, incluindo escolas, centros comunitários e unidades de saúde voltadas principalmente para higienização das mãos. Além de ampliar a vacinação contra o vírus influenza, na última semana, para pessoas a partir de seis meses de idade que poderão receber a dose do imunizante contra a gripe.

Além disso, o complexo hospitalar está implantando leitos de contingência a serem utilizados nos momentos de maior fluxo e falta de leitos pediátricos em virtude de surtos, epidemias, pandemias ou sazonalidade, visando um melhor atendimento à população.

“Considerando a necessidade de início precoce da contingência em pediatria devido ao aumento de demanda, faz-se necessária a reorganização da rede da atenção pediátrica municipal, a fim de assistir os pacientes com necessidade de internação no município de Contagem”, afirmou a superintendente do Centro Materno Infantil(CMI), Dulcinéia Cordeiro.

Foto: Elias Ramos

Autor:Estagiário Davi Souza, sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo