Combate à Dengue, município intensifica as ações de combate com a borrifação

Combate à Dengue, município intensifica as ações de combate com a borrifação

A Prefeitura de Contagem intensificou as atividades contra arboviroses (dengue, zika e chikungunya) durante o mês de janeiro. Nesta semana, as regiões Nacional e Ressaca estão recebendo a visita dos agentes responsáveis pela pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecida como borrifação. No momento, essas duas áreas, identificadas como prioritárias, estão sendo contempladas com a ação.

Amanhã, sexta-feira (2/2), essa ação estará concentrada na região Ressaca, a partir das 6h. Neste período, os moradores são orientados a saírem de suas casas para a realização do procedimento. “Devido ao recente aumento de casos de dengue nos municípios, está sendo realizada uma importante ação de borrifação em diversos bairros, visando combater ativamente os possíveis casos, com foco especial em regiões com maior incidência da doença.”, explicou uma das referências técnicas na ação de combate às arboviroses, Kátia Batista de Oliveira.

Segundo a referência técnica, os agentes estão percorrendo as ruas e casas, aplicando o inseticida adequado para controle do Aedes Aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue e chikungunya. “Além da aplicação do produto, são realizadas orientações à comunidade sobre medidas preventivas, enfatizando a importância dos cuidados individuais e coletivos”, pontuou.

Como as áreas de risco são mapeadas?

O mapeamento das áreas de risco é feito pelo monitoramento de duas ferramentas, o mosquitrap e as ovitrampas. A primeira é responsável por capturar mosquitos adultos da região e identificar a presença do vírus da dengue, já a segunda é responsável por capturar os ovos do mosquito. Dessa forma, é possível identificar em quais áreas há maior incidência do mosquito.

De acordo com um mapeamento, os agentes fazem uma visita prévia aos moradores avisando da ação, marcando dia e horário. Na data marcada, a borrifação é realizada nas casas da região. Em caso de chuva no momento marcado para a ação, a mesma é suspensa e os agentes informam uma nova data.

Ações de combate ao mosquito que devem ser feitas em casa:

É importante lembrar que o cumprimento das medidas de prevenção por parte da população é de extrema importância. Os moradores também são agentes essenciais no combate às arboviroses.

● Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;

● Colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras sempre bem fechadas;

● Não jogar lixo em terrenos baldios;

● Manter garrafas de vidro ou plástico, sempre com a boca para baixo

● Evitar acúmulo de água sobre a laje;

● Manter as calhas limpas;

● Lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;

● Manter piscinas e fontes decorativas sempre limpas e cloradas;

● Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;

● Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;

● Limpar os potes de água para animais;

● Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa;

● Fazer o uso constante de repelentes com icaridina;

● Aplicar telas (podem ser feitas de filó) em janelas e portas.

Em caso de suspeitas de dengue ou chikungunya, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A partir do atendimento médico será realizado um exame para diagnóstico da doença e, portanto, o início do tratamento conforme as orientações do médico responsável.

Autor: estagiário Filipe Soares sob supervisão de Laura Oliveira / Edição Carol Cunha / Foto: Fábio Silva