Conselho Federal dos Técnicos Industriais completa seis anos

Conselho Federal dos Técnicos Industriais completa seis anos

Autarquia federal criada por meio da Lei Federal N.º 13.639/2018 representa mais de 770 mil técnicos industriais registrados em todas as regiões do Brasil.

Proteger a sociedade e fiscalizar o exercício legal da profissão. Estes são os pilares do trabalho que sustenta a história do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos conselhos Regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, e que nesta terça-feira (26/03) celebram o sexto ano de publicação da Lei Federal N.º 13.639/2018.

As comemorações de aniversário da legislação que criou o conselho de classe que abrange as 27 unidades da federação, iniciaram na sexta-feira (22) com a sessão solene da Câmara dos Deputados. O ato legislativo proposto pelo deputado Giovani Cherini (PL/RS), lotou o Plenário Ulisses Guimarães. Deputados, presidentes, diretores, conselheiros, funcionários e técnicos industriais de várias regiões do Brasil, além de autoridades, representantes de conselhos federais das profissões regulamentadas, estudantes e imprensa, prestigiaram a sessão que promoveu o resgate histórico do CFT e as conquistas da categoria nos últimos anos.

Resgate histórico

“Viva o CFT! Viva os CRTs! Viva os técnicos industriais de todo o Brasil”, saudou o deputado Giovani Cherini, que além de ser o proponente da homenagem, presidiu a sessão em substituição ao deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Em sua manifestação, Cherini recordou da caminhada que resultou na aprovação unânime do seu parecer favorável ao Projeto de Lei N.5.179/2016. A documento apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, deu origem ao texto final submetido ao Senado Federal. “Foram décadas de espera”, reforçou o parlamentar ao anunciar apoio permanente à causa técnica no Congresso Nacional.

 

Linha do tempo

A caminhada histórica também foi lembrada pelo presidente Solomar Rockembach, vice-presidente Ricardo Nerbas e os diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas). Todos participam da articulação política em torno da criação do CFT. A linha do tempo da mobilização ultrapassa décadas e destaca inúmeros outros personagens com passagens por sindicatos, federações e organizações nacionais e internacionais.

 

Palavra do Presidente

“O mais importante é sabermos de onde viemos, onde estamos e para onde vamos”, salienta o presidente do CFT. Solomar Rockembach pontua que o momento é de muito trabalho. “A caminhada continua! Dezenas de resoluções já foram emitidas com a finalidade de definir atribuições, campos de atuação e prerrogativas profissionais. Inúmeras normativas ainda serão publicadas, para o bem os técnicos industriais e também da sociedade. Não podemos esquecer do ensino técnico e da educação de qualidade como alavancadores sociais, pois o ensino técnico forma profissionais éticos, transparentes e eficientes nesta profissão tão importante para o Brasil”.

 

Palavra da diretoria

A manifestação é acompanhada pelo vice-presidente Ricardo Nerbas e pelos diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas). Todos os membros da diretoria executiva do CFT destacaram que a existência do CFT e dos conselhos regionais, bem como, a importância dos técnicos industriais para a sociedade é resultado de união e trabalho desenvolvido ao longo de décadas.

 

“Todos nós sabemos que os técnicos são um dos pilares do desenvolvimento do nosso País, afirmou o vice-presidente Ricardo Nerbas. “A nossa profissão de técnico industrial transforma a vida das pessoas”, ressaltou o diretor de Fiscalização e Normas, Bernardino José Gomes. “Eu não tenho dúvidas que o desenvolvimento do Brasil tem a mão de um técnico industrial”, pontuou o diretor Financeiro, José Carlos Coutinho. “Sempre valorizando o técnico industrial e protegendo a sociedade”, enalteceu o diretor Administrativo, Valdivino Alves de Carvalho.

Governança

A estratégia de governança da gestão 2022/226 busca conscientizar, alinhar, direcionar e disseminar os objetivos estratégicos do Sistema CFT/CRTs para atingir os resultados. “Ao projetar crescimento em todas as áreas, amplia-se o relacionamento político e as parcerias institucionais, pois em nossa gestão, o CFT se credencia ainda mais como referência de conselho de classe profissional.