Conservatório UFMG recebe o grupo Abre a Roda – Mulheres no Choro para estreia de novo projeto

Conservatório UFMG recebe o grupo Abre a Roda – Mulheres no Choro para estreia de novo projeto

No dia 17 de maio, terça-feira, às 20h, o Conexões Musicais do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MG) abre a temporada de 2022 com o lançamento da série Roda de Choro. O projeto ocorrerá uma vez por mês com a apresentação de grupos de choro, sobretudo de Belo Horizonte. Nesta primeira edição, o show é com o grupo Abre a Roda – Mulheres no Choro, que contará com participações especiais.

No repertório estarão incluídas músicas autorais das integrantes Raissa Anastásia e Thamiris Cunha, com arranjos do violonista mineiro Lucas Carvalhais, além de composições de antigas integrantes do grupo, como a pianista Luísa Mitre e a flautista Mariana Bruekers. O grupo também apresentará músicas de grandes compositoras brasileiras, como Chiquinha Gonzaga, Daniela Spielmann e Luciana Rabello. Como convidada especial, o coletivo terá a violonista Bia Nascimento, além das musicistas Alice Valle, Claudia Sampaio, Marina Gomes, Maria Elisa Pompeu, Raissa Anastásia, Shari Simpson, Tauini Mauê e Thamiris Cunha.

No segundo bloco da apresentação, o grupo abrirá a roda para todos os músicos que quiserem levar seu instrumento e tocar choro com o Abre a Roda – Mulheres no Choro.

Abre a Roda – Mulheres no ChoroCriado em 2017, com o objetivo de reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno da participação da mulher na música, o grupo lança um olhar para as instrumentistas de Belo Horizonte, por meio da criação de uma roda de choro aberta e democrática, na qual as mulheres se apresentam como protagonistas. Os shows são realizados com repertório autoral e de compositoras brasileiras em eventos e festivais. O Abre a Roda é composto por musicistas expoentes da capital mineira: Alice Valle, Bárbara Veronez, Claudia Sampaio, Fernanda Vasconcelos, Luciana Alvarenga, Maria Bragança, Maria Elisa Pompeu, Marina Gomes, Raíssa Anastasia, Shari Simpson, Thamiris Cunha.

O grupo já se apresentou em diversos espaços de Minas Gerais, entre bares e palcos de festivais. Participou de programas televisivos (Globo Horizonte, TV UFMG e TV Horizonte), esteve no curta metragem Sigo Viva, de Letícia Ferreira e Luciana Brandão, além de participar de programas de rádio e entrevistas para jornais da cidade, como O Tempo, Revista do Choro e Jornal do Clube do Choro de BH. Em 2019, foi convidado para compor a programação do primeiro Festival Circuito do Choro BH. No mesmo ano, iniciou o projeto Roda Didática, voltado principalmente às instrumentistas iniciantes no gênero. Assim, a roda era organizada de forma que qualquer musicista pudesse apresentar seu repertório de forma acolhedora e segura, com o apoio e representatividade de outras mulheres. Em 2022, o grupo participou do Minas ao Luar – Especial Semana do Choro, realizado pelo Clube do Choro e pelo Sesc. Atualmente, o grupo mantém uma roda aberta às terças-feiras, em um bar da capital mineira.

A série Roda de Choro do projeto Conexões Musicais é uma produção do Conservatório UFMG e tem o apoio consultivo do professor Marcos Flávio, diretor da Orquestra de Choro da Escola de Música da UFMG.

Serviço:Conexões Musicais: série Roda de Choro com o grupo Abre a Roda – Mulheres no ChoroData: 17 de maio, terça-feiraHorário: 20hLocal: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MGEntrada francaMais informações: 3409-8300