Contagem centraliza vacina BCG em cinco pontos da cidade

Contagem centraliza vacina BCG em cinco pontos da cidade

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, centralizou a oferta da vacina BCG em cinco unidades de saúde da cidade, que atenderão em dias específicos, com horário agendado.

Segundo a SMS, a medida está relacionada à diminuição do fornecimento da vacina no território nacional, por parte do Ministério da Saúde. Além de evitar a perda de doses, uma vez que um frasco da vacina contém 13 doses com validade de apenas seis horas, depois de aberto.

A vacina é disponibilizada para crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias, ainda não vacinadas. Para a imunização é necessário realizar agendamento na Unidade de Saúde Básica – UBS de referência.

BCG  

O imunizante BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é a vacina contra tuberculose, e sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, principalmente em crianças.

Pessoas aparentemente saudáveis e infectadas podem não apresentar sintomas e transmitirem a bactéria. A doença, também transmitida pelo ar, pode atingir os pulmões, ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro.

Os sinais da tuberculose são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores.

Cronograma de aplicação do imunizante BCG:  

Segunda-feira  

UBS Arpoador – R. Mariana, s/n – Arpoador

Terça-feira  

UBS CSU Eldorado – Rua Portugal, n° 50 – Eldorado.

Quarta-feira  

UBS Bernardo Monteiro – R. Wilsom José de Souza, 40 – Bernardo Monteiro.

Quinta-feira

UBS Retiro – Av. Retiro dos Imigrantes, s/n – Retiro.

Sexta-feira

UBS Amazonas – Rua Marquês do Paraná, nº 111 – Amazonas.

Segunda-feira a sexta-feira 

Centro Materno Infantil

Autor:Repórter Laura Oliveira/PMC