Contagem é a primeira cidade mineira e a única brasileira aprovada para ingressar em organização internacional de transparência e participação
A Prefeitura de Contagem não para de inovar para buscar soluções que vão melhorar a vida da população. A cidade acaba de ingressar no Open Government Partnership – A OGP, uma organização internacional referência em ações de governos abertos que reúne líderes dos quatro cantos do mundo empenhados em promover a transparência, a inclusão, a participação cidadã e a prestação de contas.
Contagem foi o único representante do Brasil aprovado nesta edição e é a única cidade mineira na organização. A cidade se une a Osasco, cidade da grande São Paulo, à própria cidade de São Paulo e ao Estado de Santa Catarina.
Também está agora ao lado de cidades como Cartagena de Índias, na Colômbia, Montevidéu, no Uruguai, Detmold, na Alemanha, Principado de Astúrias, na Espanha, Region of Beni Mellal-Khenifra, no Marrocos. A lista é extensa. Neste último ingresso no grupo, ao lado de Contagem, ingressaram outras 29 cidades.
Atualmente a OGP conta com 77 governos nacionais e outros 76 membros locais, que trabalham com parceiros da sociedade civil para co-criar compromissos voltados para atender o cidadão/cidadã da melhor forma possível, com transparência e integridade.
Criada em 2016, a organização constrói parcerias entre governos locais e organizações da sociedade civil para tornar os governos mais abertos, inclusivos, participativos e prestar contas aos seus cidadãos, quem explica é a coordenadora do Núcleo de Transparência, Bárbara Nishimoto.
“Para participar, Contagem se inscreveu em março deste ano, enviando uma carta de apoio da prefeita Marília Campos, preenchendo um formulário com todas as informações sobre o município, além de uma de apoio da Associação do Moradores do bairro Novo Progresso II – Amonp, uma organização não-governamental que atua na assistência social”, explica.
“O processo seletivo que selecionou Contagem contou com a participação de várias cidades e estados de diferentes regiões do mundo. Existe uma comissão internacional da OGP que avalia os critérios do edital, o potencial da cidade ou estado e os compromissos assumidos na carta”, completou a controladora-geral Nicolle Ferreira Bleme.
De acordo com a controladora-geral, o ingresso da cidade na organização deve ser comemorado. “Vamos ter capacitações importantes para aprimorarmos nossos conhecimentos e desenvolvermos muitas ações, além da rede de contatos que vamos ter acesso, com pessoas de várias partes do mundo. Vamos compartilhar ideias e informações, absorvendo e adquirindo experiências com as melhores práticas utilizadas internacionalmente.”
Ela afirma ainda que participar deste grupo com tantas cidades do mundo pode ajudar a atrair investimentos para a cidade. “É uma credibilidade muito grande para o município, oportunidade para atrair investimentos estrangeiros. Reconhecimento de um serviço voltado para atender ao cidadão da melhor forma possível, com transparência e integridade”, completou.
Entenda o que é a OGP
A Open Government Partnership – OGP, traduzida como Parceria para Governo Aberto, é uma iniciativa multilateral, lançada em setembro de 2011 pelos chefes de Estados e de Governos de oito países (África do Sul, Brasil, Estados Unidos da América, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido). Ela visa garantir compromissos concretos dos governos para promover a transparência, fomentar a participação pública, combater a corrupção e utilizar as novas tecnologias para fortalecer a democracia participativa.
A OGP pretende que os governos se tornem mais transparentes, mais responsáveis e mais próximos dos cidadãos para disponibilizarem melhores serviços públicos, o que exigirá, em muitos casos, uma mudança cultural que garanta maior diálogo e colaboração entre os governos e a sociedade civil.