Contagem já recebeu até o momento mais118 profissionais para compor as novas equipes de Saúde da Família

Contagem já recebeu até o momento mais118 profissionais para compor as novas equipes de Saúde da Família

Os profissionais vão compor as novas equipes de Saúde da Família e reforçar as existentes. A cidade já recebeu até o momento 118 profissionais

Para fortalecer a Atenção Primária na cidade e, assim, levar mais melhorias à população, a Prefeitura de Contagem está recebendo um reforço importante de profissionais do programa federal Mais Médicos. Na tarde desta segunda-feira (11/12), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a abertura do “Seminário de Integração do Programa Mais Médicos”, no auditório da Puc Contagem. O encontro termina amanhã (12/12).

A cidade já recebeu até o momento 118 profissionais. Eles estão sendo alocados nas novas equipes de saúde da família que estão sendo criadas e, também, reforçando as já existentes. A abertura contou com  a presença da prefeita Marília Campos que deu boas-vindas aos profissionais.

Aos recém chegados, a prefeita pediu que eles trabalhem de modo a estabelecer um vínculo mais estável com a população. “Para fazer um bom diagnóstico, é importante esse vínculo, esse conhecimento daquele usuário que frequenta as nossas unidades básicas de saúde. Nós estamos em busca dessa estabilidade e vocês vão nos ajudar muito nesse sentido, em algo que é preconizado pelo SUS”. A prefeita aproveitou a ocasião para falar dos investimentos que estão em curso na cidade para melhorar cada vez a vida dos usuários e as condições de trabalho dos profissionais da saúde.


Seminário para recepcionar os 118 médicos que irão atuar na cidade. Foto: Janine Moraes/PMC

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria José Pinto, destacou o momento histórico que a cidade vive diante dos investimentos feitos na saúde pela atual gestão. “Eu sinto que vivo um momento histórico, um momento muito feliz para Contagem e para toda a população, porque nós sabemos e temos a certeza que a linha do cuidado tem recebido a devida atenção. Espero que vocês (médicos) com essa juventude, esse vigor possam fazer um serviço de assistência ainda mais qualificado, com um olhar diferenciado para cada realidade”.

O secretário de Saúde, Fabrício Simões, também deu boas-vindas aos novos médicos e médicas da rede SUS Contagem.  “O papel de vocês e da equipe multidisciplinar é fundamental. Vocês estão chegando em uma cidade que tem um potencial gigantesco, que tem servidores que já fazem história há muito tempo e que abraçam a chegada de vocês e que dizem a vocês o seguinte: “venham fazer história com a gente, porque o povo dessa cidade merece e o SUS Contagem também”. Dentro da programação do seminário, Simões apresentou os dados epidemiológicos da cidade aos novos profissionais.

Mais médicos para reforçar as equipes ESF 

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Fernanda Carvalho, a parceria com o Ministério da Saúde é super importante porque a chegada desses  médicos, dentro do Mais Médicos,  solidifica o vínculo do profissional com a população. “Esses profissionais chegam,  ficam no mínimo 4 anos na assistência com a gente. Isso garante o vínculo com a comunidade, melhorando demais a questão do cuidado”, avaliou.

Nessa primeira fase do Programa Mais Saúde, dez Unidades Básicas de Saúde  (UBSs) de Contagem já estão funcionando em horário ampliado até às 19h. Segundo Carvalho, a SMS vai ampliar, em uma segunda fase, para outras 17 UBSs. Pela segunda vez participando do Programa Mais Médicos, o cubano Erasmo Cuenca Saldívar se diz muito satisfeito com essa oportunidade. “Eu estou amando. É uma experiência incrível. Fui muito bem acolhido pelo pessoal do distrito, pelo pessoal da UBS e por todos os pacientes, pela comunidade do Nacional. Espero fazer um excelente trabalho”, comentou ele, que está na UBS do Distrito Nacional.

Nesta terça-feira (12/12), o seminário continua. Os novos profissionais vão conhecer mais sobre a carteira de serviços da Atenção Básica; protocolos de especialidades e fluxos assistenciais; solicitações de exames e prescrições , além do manejo clínico das principais doenças epidemiológicas do município.
O vereador Ronaldo Babão participou do evento representando a Câmara Municipal de Contagem.

Autor: jornalista Jefferson Lorentz / Edição Carol cunha / Fotos: Janine Moraes