“Contagem Mostra Cultura”: Prefeitura apresenta plano de ações culturais para o município

“Contagem Mostra Cultura”: Prefeitura apresenta plano de ações culturais para o município

Ação acontecerá de forma inteiramente gratuita e aberta ao público, no dia 10 de junho, a partir das 18h, na sede da Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem  convida artistas, produtores, gestores e demais agentes culturais para o “Contagem Mostra Cultura”. O encontro tem por objetivo apresentar as principais ações, da atual gestão do Executivo municipal, que visam valorizar, fomentar e democratizar o acesso de toda a população contagense à cultura produzida e desenvolvida na cidade.  acontecerá no dia 10 de junho de 2024, no Espaço do Encontro (sede da Prefeitura de Contagem – praça Presidente Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves), de forma inteiramente gratuita e aberta ao público. Os interessados em participar devem confirmar presença clicando aqui.

Na ocasião, serão apresentados as normativas da Política Nacional Cultura Viva e os editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), além do Programa Circula Cultura, iniciativa voltada para a realização de grandes eventos na cidade. O público presente também poderá conhecer as ações da Prefeitura voltada para o audiovisual e para as artes urbanas.

O momento também será a oportunidade em que os artistas e os projetos contemplados nos editais de premiação da Lei Paulo Gustavo, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e do Prêmio Cultura Negra, todos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, receberão os respectivos certificados.

O “Contagem Mostra Cultura” também será marcado pela assinatura de diversas parcerias público-privadas, que fortalecerão ainda mais a cidade de Contagem como um polo da cultura mineira. A valorização ao patrimônio material e imaterial também será destaque no evento, com a assinatura do Livro de Registro Irmandade do Rosário Os Ciriacos e da assinatura da ordem de serviço para a elaboração do edital para contratação do projeto de restauração do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho.

O secretário de Cultura, Ramon Santos, enfatizou a importância do incentivo da gestão do município para a valorização da cultura local. “Contagem é hoje uma cidade plural, um polo em ascensão de consumo e produção de cultura em suas mais variadas formas. A iniciativa da atual administração em enxergar a cultura como um pilar da gestão municipal é um acerto. Cultura não é apenas entretenimento, ela também é economia, saúde e desenvolvimento social. Ela é um direito previsto na Constituição brasileira. Cultura faz com que Contagem seja a cidade do encontro”, destacou o secretário.

Além da apresentação do plano de ações culturais para o município, o “Contagem Mostra Cultura” ainda contará com diversas intervenções e apresentações artísticas ao longo de todo o evento.

Cultura em Contagem

O acesso à cultura é um direito previsto na Constituição Federal do Brasil e a  Prefeitura de Contagem trabalha intensamente para que esse direito seja garantido e levado a toda a população da cidade. Nos últimos anos, o município destinou especial atenção à cultura, incentivando e valorizando o setor, seja por meio de editais de fomento, eventos públicos ou apoio institucional, proporcionando mais opções para o lazer e o encontro da população, e fortalecendo o sentimento de pertencimento dos moradores com a cidade.

Nos três primeiros anos de governo, a atual gestão do Executivo investiu mais de R$30 milhões no setor cultural. Esse investimento é um reconhecimento muito importante do compromisso em valorizar a cultura local, ampliado pela criação da Secretaria Municipal de Cultura que, a partir de 2021, tornou-se independente da Secretaria de Esporte, a qual esteve ligada ao longo da gestão anterior.

O repasse que a pasta recebeu foi destinado a artistas, gestores, produtores e demais agentes culturais da cidade, por meio dos editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) e de premiações, assim como na realização de grandes shows e eventos em espaços públicos. O valor também foi utilizado na restauração de equipamentos culturais, no planejamento e construção da Política Cultural, além das despesas com infraestrutura e pessoal.

Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo / Foto em destaque: Newton de Castro Rezende