Contagem promove nova etapa da Operação Hefesto

Contagem promove nova etapa da Operação Hefesto

Dessa vez, a ação foi em Vargem das Flores

A 18ª edição da Operação Hefesto foi realizada na última quarta-feira (15/10), abrangendo bairros da região de Vargem das Flores, em Contagem. A iniciativa, coordenada pela Guarda Civil em parceria com órgãos de fiscalização e outras forças de segurança, teve como foco fortalecer a prevenção criminal e ampliar a sensação de segurança na área urbana.

De acordo com o subcomandante da Guarda Civil, Adrinei Costa, as ações são conduzidas de maneira equilibrada, com respeito às leis e valorização dos profissionais que atuam de forma correta no segmento. “Reconhecemos a importância dos recicladores que trabalham dentro da legalidade. A operação segue com a meta de coibir o furto de cabos e o comércio irregular desses materiais, sempre com uma postura acolhedora e buscando transformar os comerciantes em aliados na promoção da segurança pública”, ressaltou.

Durante a ação em Vargem das Flores, foram fiscalizados três empreendimentos, popularmente conhecidos como “ferros-velhos”. O levantamento apontou que num dos locais estava sem documentação; não tinha CNPJ ativo e a notificação foi no CPF, pela Posturas. Também não havia licenciamento ambiental. O termo de fiscalização via vigilância sanitária para controle de pragas foi efetuado. E os bombeiros solicitaram o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Já no segundo local, tinha o alvará de funcionamento, mas foi notificado por ultrapassar o horário base de atendimento no município, que é até às 17h para a categoria.

Além da função de combater o furto e a compra ilegal desse tipo de material, a operação também desempenha um papel educativo, alertando os comerciantes sobre os perigos envolvidos na compra e venda de materiais de origem duvidosa e promovendo ações mais sustentáveis.“A atividade de fiscalização também atua como forma de prevenção. Ao oferecer informações e orientações, conseguimos reduzir as chances de que esses crimes voltem a acontecer”, acrescentou Costa.

Ao longo de 2025, de acordo com os dados da Guarda Civil, houveram 29 casos de furtos de cabos e 10 prisões.

Canal de denúncias

A comunidade pode ajudar a Guarda Civil por meio de denúncias anônimas enviadas pelo WhatsApp no número (31) 97306-4423. O serviço está disponível 24 horas por dia e aceita mensagens, áudios, fotos e vídeos, colaborando no combate a ações que prejudicam a sociedade.

Autor: repórter Leonardo Melo/ Edição Carol Cunha / Foto: Adelcio Ramos