Contagem realiza atividade de doação de sangue na próxima terça-feira (5/9) no Hospital Municipal

Contagem realiza atividade de doação de sangue na próxima terça-feira (5/9) no Hospital Municipal

Doe sangue e salve vidas. Interessados devem agendar a doação por meio do link abaixo. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas.

Em Contagem, na próxima terça-feira (5/9), das 8h às 12h, será promovido o Dia da Doação de Sangue. O gesto solidário que pode salvar até quatro vidas, ocorrerá no anexo do Complexo Hospitalar e deve ser agendado. A ação é uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Hemominas, com o objetivo de sensibilizar a população a respeito da importância da doação de sangue, além de ajudar a aumentar o estoque.

Para doar sangue na coleta externa, o agendamento pode ser feito pelo link: https://www.sympla.com.br/doacao-de-sangue—coleta-externa-hemominas__2134577. Após a marcação, o voluntário deve comparecer ao local, no horário agendado e apresentar documento com foto.

O atendimento será realizado seguindo todos os protocolos de segurança. Antes da coleta é feita uma triagem para verificar se o doador está de acordo com as condições necessárias para doação.

Dentre os requisitos para doação estão: ter entre 16 e 69 anos completos, sendo que a idade limite para primeira doação é 60 anos; além de pesar pelo menos 50 quilos. Clique aqui e acesse todas as condições e restrições para doação segundo a Fundação Hemominas.  No momento, o estoque de sangue da Fundação Hemominas, que garante à população a oferta de sangue e hemoderivados, está com quatro tipos sanguíneos (O-, A-, AB- e B-) em alerta, e um tipo sanguíneo, O+, em nível crítico.

Segundo a superintendente de Urgência e Emergência de Contagem, Vívian Carlech Melo Oliveira, em razão da pandemia COVID-19, houve uma redução significativa no número de doadores e, mesmo após o período pandêmico, a reserva de hemocomponentes continua reduzida. “A iniciativa da coleta em Contagem tem por objetivo facilitar o acesso dos cidadãos contagenses para doação de sangue e aumentar os estoques do Hemominas, reduzindo os impactos negativos do baixo estoque na assistência”, explicou.

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes. “Em situações de urgência e emergência, o sangue pode salvar vidas e o seu desabastecimento pode ocasionar o cancelamento de cirurgias e agravamento de doenças.”, completou Carlech.

Doadora desde os 19 anos de idade, a advogada e moradora de Contagem, Eduarda Rafael, 25, expressa felicidade em poder ajudar a salvar vidas por meio da doação sanguínea. Segundo ela, a motivação para este ato tão nobre veio junto a vontade de fazer a diferença. “A primeira vez que eu doei foi quando a mãe de um amigo estava precisando. Desde então, eu continuei. Me sinto importante em ajudar outras pessoas.”, contou a advogada.

Ao longo do ano, os homens podem realizar até quatro doações, com intervalo de 60 dias entre elas. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois o organismo repõe naturalmente após a doação.

 Agende um horário e ajude a salvar vidas!

Clique e acesse as informações sobre o atestado de doação. 

SERVIÇO 

Coleta de sangue  

Link para agendamento:   

https://www.sympla.com.br/doacao-de-sangue—coleta-externa-hemominas__2134577

Data: 5 de setembro

Horário: 8h às 12h

Endereço: Anexo do Complexo Hospitalar de Contagem – rua Trajano de Araújo Vieira, nº 1838, cinco (antigo Quinto)

Autor:Repórter Laura Oliveira / Edição: Ana Carolina Cunha