Contagem reforça a importância da prevenção contra as ISTs durante o Carnaval

Contagem reforça a importância da prevenção contra as ISTs durante o Carnaval

Em Contagem, para incentivar os foliões a curtirem o Carnaval com segurança, estão sendo realizadas as CarnaBlitze da Saúde. Os oito distritos sanitários estão se programando para abordarem as pessoas com materiais educativos sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITSs) e a distribuição de preservativos. A ação ocorre durante toda esta semana.

Quem vai curtir as festas, pode se programar antes, pois todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem teste rápido para ISTs e também distribuem preservativos. O usuário pode pegar quantas camisinhas quiser. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, além delas, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Iria Diniz também realiza os testes rápidos.

Prevenção não é só no Carnaval 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis não só no período do Carnaval, mas durante todo o ano.

Para isso, a SMS tem buscado estratégias para combater as ISTs com ações também fora da UBSs, visando à aproximação com a população para testagem rápida para HIV, hepatites B e C e sífilis, vacinação e educação permanente para profissionais.

O diretor de Atenção Especializada da SMS, Rubens de Oliveira Rabelo, destacou a importância do debate acerca deste assunto, visto o crescimento de casos notificados no município. “As ISTs são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo observado a cada ano o aumento do número de novos casos. A faixa etária de maior incidência é de 20 a 39 anos e, principalmente, em pessoas do sexo masculino. Diante disso, é fundamental ressaltar a importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato, com o menor tempo de espera possível, que é oferecido gratuitamente no SUS Contagem. O tratamento melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a transmissão das infecções”, explicou.

ISTs 

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

Como consequência de uma possível infecção, a transmissão de uma IST pode ainda acontecer da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as ISTs podem ser transmitidas por meio de contato não sexual, via mucosas ou pele que estejam com fissuras ou ferimentos com secreções corporais contaminadas.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de ISTs a herpes genital, sífilis, gonorréia, tricomoníase, HIV, HPV, hepatites virais B e C.

Segundo Rabelo, quem tem relação sexual desprotegida tem uma grande possibilidade de contrair uma IST, visto que a pessoa pode aparentar ser saudável, mas pode estar infectada. “Muitas pessoas não buscam tratamento porque são assintomáticas ou têm sintomas leves e não percebem as alterações. Quando não diagnosticadas, as ISTs podem levar a complicações como infertilidade, câncer e até a morte”, ressaltou.

As parcerias sexuais devem ser alertadas sempre que uma IST for diagnosticada. É importante a informação sobre as formas de contágio, o risco de infecção, a necessidade de atendimento em uma UBS, as medidas de prevenção e tratamento.

Deste modo, as vacinas contra hepatite B e HPV, disponibilizadas gratuitamente pelo SUS Contagem, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização, combinado com o uso de preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, HIV/AIDS e das hepatites virais B e C.

Rubens Rabelo ressaltou ainda que o tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão destas infecções. “O SUS Contagem oferece atendimento, diagnóstico e tratamento de maneira gratuita”.

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Iria Diniz 

Av. João César de Oliveira, 3620 – Eldorado. 

Autor: Estagiário André Fernandes sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta