Contagem segue em alerta contra a dengue mesmo no período seco

Contagem segue em alerta contra a dengue mesmo no período seco

No mês de maio, geralmente, as chuvas começam a diminuir, a temperatura e umidade do ar começam a cair. Nem por isso o combate à dengue, zika e chikungunya, pode parar ou diminuir. O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação – LIRAa, realizado no mês de abril, apontou que Contagem apresenta risco médio (1,1) para transmissão destas arboviroses. Segundo o resultado, os distritos sanitários Nacional e Riacho continuam sendo as áreas com maior índice de infestação do Aedes Aegypti.

O diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, José Renato de Rezende Costa, afirmou que mesmo com o risco médio de ocorrência, se comparado a janeiro, houve diminuição no índice feito pelo levantamento do  em razão das ações d.

“Em relação ao primeiro LIRAa, realizado em janeiro, nós tivemos uma diminuição do índice. Isso é fruto das ações de combate às arboviroses realizadas no município, executadas no tempo hábil de controle químico e de pente fino nas regiões onde tivemos casos confirmados”, destacou o diretor.

Apesar das ações realizadas pela SMS, é essencial a participação da população para a eliminação dos criadouros, já que a maioria deles estão localizados em terrenos e residências.

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti, mosquito que se multiplica em objetos que acumulam água parada. Os pratinhos de vasos de plantas, pneus, garrafas destampadas e outros objetos continuam sendo os principais criadouros do inseto.

José Renato contou que os residentes têm tido resistência para receber a visita domiciliar, dos Agentes de Combate às Endemias – ACEs, uma das estratégias do município para combater os focos do mosquito. Diante disso, ele afirmou que se houver dúvida sobre o profissional, o morador pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde – UBS referência e conferir os dados do servidor.

“Recebam os agentes desde que estejam uniformizados e tenham uma identificação. Se tiver alguma dúvida em relação ao servidor que está ali no atendimento, ligue para unidade de saúde mais próxima, procure saber quem é o funcionário da área e se ele trabalha na zoonoses, para que eles possam de fato fazer a visita e eliminar os focos.”, enfatizou.

A SMS continua intensificando as ações, com sensibilização junto às escolas e demais serviços.

Sintomas da dengue:

  • Febre alta > 38°C.
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos.
  • Mal-estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

A dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve, sendo a forma mais grave quando há dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Cuidados dentro das casas e apartamentos:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, do recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa.

Área externa

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

– Limpe ralos e canaletas externas;

– Mantenha a atenção em bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;

– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

(fonte: Ministério da Saúde – ANS)

Não deixe de checar os possíveis criadouros do mosquito, faça sua parte e ajude a cortar a corrente de transmissão das arboviroses.

 Foto: Fábio Silva

Autor: Laura Oliveira