DA SÉRIE EU SUPER INDICO: com vocês, um pouco da história de Vitor Soares

DA SÉRIE EU SUPER INDICO: com vocês, um pouco da história de Vitor Soares

Por Paty Prod

Um cantor que respira Brasil. Assim podemos definir todo o estilo de Edivar Jeremias Soares, conhecido como Vítor Soares. Natural de Itanhomi – MG, ele tem em seu sangue os ritmos que são a cara do nosso país. O nome Vítor veio de uma singela homenagem ao Pai e é também o significado de um nome ‘vitorioso’. Compositor e intérprete, suas letras trazem cores e poesia em forma de canções. Com mais de vinte anos de estrada e experiência ele é um dos fundadores do grupo Boneco de Pano, que é uma trupe que envolve 12 artistas sendo seis músicos e seis artistas circenses levando o cancioneiro popular para a plateia com o circo, o teatro e a música. O grupo Boneco de pano existe desde 2008 e tem um longo caminho de turnê por Minas Gerais e interior de São Paulo. Em 2008 fundou também o Projeto Vinil Vivo, onde através da sua coleção de quase 5000 mil discos de vinis, leva até os ouvintes a história, a nostalgia e particularidades dessa mídia jamais esquecida.  O cd autoral “Se não me fale a Memória” que foi lançado em julho de 2014 veio recheado de brasilidade disponível nas plataformas digitais.

Com um repertório autêntico e versátil, uma mistura de rock, samba, regional, baião, MPB e influências de Belchior á Lenine, Paulinho Moska á Caetano Veloso, Gilberto Gil á Mutantes e muito mais, Vítor Soares já se apresentou, sempre com sucesso de crítica e público, em várias cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Vinil Vivo – Som, Resgate e Cultura

“O som que propaga uma mistura de arte, socialização, nostalgia e resgate musical”.

Pensando no mundo como uma trilha sonora, nas várias vezes em que teve o prazer em pegar um bom disco e relembrar momentos especiais e inesquecíveis, é que o músico e compositor Vitor Soares, resolve em agosto de 2008 montar o projeto Vinil Vivo. Músico a 20 anos (carreira Solo), e um dos fundadores e artista do grupo Boneco de pano, decide fazer um resgate sonoro através de ritmos variados, como o reggae, o samba, o jazz, o blues, o chorinho, o samba rock, o rock nacional e internacional, o frevo, as marchinhas de carnaval entre outros estilos.

 O projeto tem o intuito de despertar nos ouvintes a manifestação cultural, política e social de determinada época, através da escuta e apreciação do vinil. Visa também a apreciação da sonoridade do mesmo levando o ouvinte à nostalgia e uma valorização da obra como um todo. O Vinil Vivo já se apresentou em dezenas de espaços culturais em BH, Betim, Contagem, Diamantina etc., além de bares e eventos particulares. A proposta é resgatar sucessos do passado, relembrando os maiores clássicos, mas principalmente, dando ênfase a um repertório alternativo de grandes bandas, cantores e compositores de diferentes estilos e décadas.

 A ideia é dar vida ao vinil, fazer uma espécie de túnel do tempo onde os fãs desses grandes sucessos entrem em uma espécie de máquina do tempo, equipada com muita música, bate papo sobre as canções, diversão e arte. E para aqueles que não conhecem, essa é a oportunidade de reviver uma nostalgia de épocas que influenciaram muitos momentos e sentir muita animação. Venha conhecer e dar mais vida ao vinil vivo!

 

                “Se não me Fale a Memória” Vitor Soares

 Variações rítmicas e melódicas são características básicas do CD Se não me Fale a Memória do cantor e compositor mineiro Vitor Soares. O disco autoral, sendo o primeiro de sua longa carreira como interprete, chega com nove canções que passeia no universo da musica popular brasileira num experimentalismo onde se junta o antigo com o contemporâneo. A direção e produção ficaram a cargo de Daniel Cosso e o próprio Vitor Soares participando de toda a construção e coprodução. O rock, o samba, o soul, o regional e outros elementos da musica brasileira foram de certa maneira influências e destaque na carreira do musico, fazendo deste trabalho uma mistura muito pessoal.

O título do disco “Se não me Fale a Memória”, faz jus a maioria das letras que já estavam prontas há algum tempo esperando o momento para serem arranjadas e gravadas. O cantor já tinha em mente tudo planejado inclusive o processo independente de gravação. Isso permitiu uma liberdade e personalidade para expressar as canções. Nomes de peso como Maciel de Brito Trompetista que já trabalhou em turnê com Benito de Paula, o baixista Mestre Jorge que tocou e gravou discos com a big band Black Rio nos anos 70 e o produtor e guitarrista Marcílio Rosa deram uma mágica contribuição em algumas canções.

A canção Carta Para os Amigos tem notável influência do Soul de Tim Maia e do Samba Rock de Jorge Bem com um solo de trompete completamente jazzístico. Domingo no Jogo que foi composta em parceria com o cantor e compositor Chicó do Céu. Na música o futebol é também motivo de uma grande paixão mesmo com a emoção de estar no estádio. Nela se ouve as narrações dos gols de Pelé e de Garrincha retiradas de um disco de vinil que abre e fecha a canção. A Outra Parte do meu Coração o amor e a poesia se entrelaçam e mostra muita sensibilidade de uma vida a dois. A influência regionalista e praticada em Menina Rosa Maria Flor, canção da cantora e compositora do Vale do Jequitinhonha Maria Letícia, onde os vocais também são divididos. A viajem sonora segue em Chico Bento, Corda Bamba, Seu Moço, Tudo se Ajeita e Carta Para Firmina Daza. O álbum e recheado de brasilidade onde as palavras “Se não me fale a Memória” são transformadas em poesias, cores e canções de um novo artista autoral brasileiro.

Agenda do Vítor

12/03 – Circuito das Grutas
Av. Caio Martins, 1717 – Floresta, Matozinhos – MG
à partir de 21:00

14/03 – Vento
Rua Urucuia, 36 Bairro Floresta à partir das 17:00

18/03 QG AMBURGUERIA
R. Hungria, 186 – 05 – Eldorado, Contagem – MG
às 20:00

19/03 – Vento
Rua Urucuia, 36 Bairro Floresta à partir das 19:00

20/03 – Quinta Aquarela
Avenida José Faria da Rocha, 5435 Bairro Eldorado – Contagem à partir das 17:30

26/03 Mei do Mato Pub
R. Doná Herculina, 145 – Nossa Sra. do Carmo, Contagem – à partir de 21:30

23/04 Planeta Milho no
Armazém Bar e Espaço Cultural com a Banda Paralelo abrindo o show do Falcão do Rappa.

Já que super indico seguem os contatos:

e-mail: vitorcantasoares@gmail.com
site: vitor.soares@yahoo.com.br

W-zap: 031-98803-5294