Dez mitos e verdades sobre adubos derivados do lodo de esgoto

Dez mitos e verdades sobre adubos derivados do lodo de esgoto

A utilização de adubo orgânico derivado do lodo de esgoto gera dúvidas sobre a sua produção, aplicabilidade e impacto nos cultivos, principalmente de alimentos. O engenheiro agrônomo Fernando Carvalho Oliveira, responsável técnico pelos fertilizantes orgânicos da Tera Nutrição Vegetal, cuja principal matéria-prima são efluentes urbanos, industriais e agroindustriais, é especialista no assunto e esclarece esses pontos:

1- São produzidos com fezes e dejetos humanos.
Mito. Quando o esgoto passa pelo sistema de tratamento adequado, como acontece em empresas como a Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ), o lodo gerado é resultado de um processo biológico. O tratamento transforma a carga orgânica do esgoto em biomassa, por meio da ação de microrganismos. Desta forma, o lodo biológico de esgoto é composto por células de microrganismos e não de fezes ou dejetos humanos.

2- Cheiram mal e atraem vetores.

Mito. Os fertilizantes orgânicos derivados de lodo de esgoto possuem um cheiro característico devido à presença de matéria orgânica. No entanto, trata-se de produto bioestabilizado que não possui mais a capacidade de atrair vetores. Quando devidamente processados e aplicados de acordo com as recomendações agronômicas, não representam risco para o ser humano e o ambiente, nem atraem pragas ou vetores.

3- São benéficos ao sistema solo-planta.
Verdade. Os fertilizantes orgânicos compostos produzidos a partir do lodo de esgoto apresentam diversos benefícios para o solo e as plantas. Fornecem macro e micronutrientes, os liberam gradualmente durante o ciclo da cultura e possuem efeito residual, contribuindo para o desenvolvimento e produtividade. Além disso, aumentam a capacidade de retenção de nutrientes no solo e estimulam o crescimento das plantas.

4- Ajudam a reduzir a incidência de doenças via solo em diversas culturas.

Verdade. Os compostos orgânicos derivados de lodo de esgoto possuem alta densidade e diversidade de microrganismos, o que pode contribuir para a supressão de fitopatógenos e controle de pragas, como nematóides. Essa propriedade é resultado da intensa atividade microbiana presente nesses produtos.

5- O uso não é reconhecido pelo MAPA.

Mito. No Brasil, o uso de lodo de esgoto como matéria-prima na produção de fertilizantes orgânicos compostos e/ou condicionadores de solo é amplamente regulamentado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio de decretos e instruções normativas próprias. Um exemplo são os fertilizantes orgânicos compostos da Tera Nutrição Vegetal que são devidamente registrados no MAPA.

6- Por ser derivado de resíduos biológicos não pode ser utilizado em todos os tipos de culturas.
Mito. Os fertilizantes orgânicos compostos derivados de lodo de esgoto, desde que sejam devidamente registrados no MAPA, podem ser utilizados em qualquer cultura, incluindo café, cana-de-açúcar, grãos, citros, frutas tropicais, frutas de clima temperado, eucalipto, hortaliças, tubérculos, pastagens, parques, jardins, floreiras e plantas ornamentais. Eles fornecem nutrientes essenciais às plantas e melhoram as características do solo.
7- De maneira geral, promovem a redução dos custos de produção.
Verdade. A utilização de fertilizantes orgânicos compostos derivados de lodo de esgoto pode reduzir os custos de produção agrícola, uma vez que esses fertilizantes fornecem nutrientes essenciais às plantas, aumentam a eficiência no aproveitamento dos fertilizantes minerais e estimulam o crescimento e produtividade das culturas.

8- Potencializam em até 50% o uso dos fertilizantes minerais.
Verdade. Os fertilizantes orgânicos compostos derivados de lodo de esgoto podem potencializar o uso de fertilizantes minerais em até 50%. Isso ocorre porque eles fornecem nutrientes importantes para as plantas e melhoram as condições do solo, aumentando a eficiência e o aproveitamento dos fertilizantes minerais, resultando em economia de recursos.

9- Não podem ser utilizados em plantas ornamentais e domésticas.

Mito. Os fertilizantes orgânicos derivados de lodo de esgoto podem ser utilizados em plantas ornamentais e domésticas e em todos os tipos de plantações. Até mesmo no cultivo de alimentos de consumo direto, como frutas, verduras e legumes. É importante que as recomendações de aplicação e dosagem adequadas para cada tipo de planta sejam seguidas para obter o melhor aproveitamento do composto.

10- Contaminam os alimentos fertilizados.
Mito. Quando utilizados corretamente e seguindo as recomendações de uso, os fertilizantes orgânicos compostos derivados de lodo de esgoto não representam risco de contaminação dos alimentos fertilizados. Durante o processo de compostagem do lodo junto com outros resíduos orgânicos, obtêm-se altas temperaturas na chamada compostagem termofílica, promovendo a esterilização completa dos patógenos contidos na matéria-prima. Assim, o composto é produzido em conformidade com as normas regulamentadoras, garantindo a segurança e a qualidade do produto.

Sobre a Tera Nutrição Vegetal

A Tera Nutrição Vegetal é responsável pela representação e comercialização dos fertilizantes orgânicos compostos Tera Base, Tera Mix e Tera Premium, produzidos por compostagem termofílica. Além de ambientalmente sustentáveis, pois têm origem na reciclagem de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, o grande potencial dos produtos está em seu conteúdo de matéria orgânica, substâncias húmicas, microrganismos, macro e micronutrientes.

Os fertilizantes proporcionam múltiplos benefícios ao sistema solo-planta, desde os aspectos nutricionais dos vegetais e melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas da terra, até sua capacidade de supressão de fitopatógenos, promovendo de todas as formas ganhos de produtividade. São regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e podem ser utilizados em qualquer tipo de cultura.