Educação ambiental ao alcance de todos: Inhotim apresenta dois lançamentos com temática de preservação

Educação ambiental ao alcance de todos: Inhotim apresenta dois lançamentos com temática de preservação

Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, o museu e jardim botânico disponibiliza livros infantis, vídeos e publicações gratuitas sobre o bioma

 

Brumadinho, MG – Seguindo sua vocação de educação ambiental e conservação de florestas, o Instituto Inhotim apresenta dois lançamentos temáticos em reconhecimento ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta semana (11 de setembro). Um deles é uma dupla de livros infantis inéditos compondo as iniciativas do Jardim Botânico Inhotim (JBI), que atua como centro de pesquisa, na conservação de biomas e propagação de espécies.

 

Os livros Plantas do Cerrado e Águas do Cerrado fazem parte da coleção Conversas Gerais, criada para tornar esse bioma mais conhecido e preservado. A palavra Gerais foi escolhida porque o Cerrado já foi conhecido por esse nome. Hoje, também chamado de “Savana Brasileira”, é o segundo maior bioma do país e da América Latina, cobrindo ¼ do território nacional. É a savana tropical mais rica em biodiversidade do planeta, com milhares de espécies de plantas e animais. “Durante nossas pesquisas, vimos que havia um déficit de materiais educativos sobre o Cerrado voltados para essa faixa etária. O projeto editorial foi pensado para preencher essa lacuna, de modo que essas plantas e águas gerais chegassem ao público como um agradável cartão de visitas, capaz de instigar os pequenos leitores a conhecerem e pesquisarem mais sobre o bioma”, conta Wendell Silva, editor das publicações.

 

Para as crianças, os livros da coleção Conversas Gerais explicam que o Cerrado é “um lugar de muito bicho, muita planta, muita terra, muita água e várias histórias!”. Com linguagem leve e lúdica, os materiais têm edição de Wendell Silva e Lorena Vicini, da equipe de Comunicação do Inhotim, e ilustrações de Arielle Martins, ilustradora brasiliense de reconhecimento internacional.

 

A primeira edição impressa foi disponibilizada a escolas públicas de Araxá (MG), mas é possível acessá-los gratuitamente em versão digital no site do Inhotim.

 

As publicações Plantas do Cerrado e Águas do Cerrado foram viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CBMM.

 

Consciência ambiental em vídeos

 

Outro lançamento com viés de educação ambiental do Inhotim são vídeos que integram a campanha “Este Mundo Existe”, que tem como intuito mostrar que o Cerrado está próximo e que está vivo.

 

Com depoimentos de pessoas que atuam na conservação deste bioma, a campanha conta com Diana Aguiar (professora e pesquisadora com atuação em diversas organizações sociais como a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e Comissão Pastoral da Terra); com o artista indígena Edgar Kanaykõ; Maurício de Oliveira, fundador da Associação de Meliponocultores de Minas Gerais (Ame-Minas) e idealizador do Centro de Resgate e Ecologia de Abelhas Nativas em Brumadinho (Cresan); e Giselda Durigan, pesquisadora e engenheira ambiental que atua no Cerrado integram a campanha.

 

Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Inhotim.

 

A campanha “Este Mundo Existe” compõe o projeto Ser do Cerrado, parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Plataforma Semente e o projeto Ser do Cerrado – uma série de ações ligadas a coleções de plantas, acessibilidade, pesquisa e conscientização sobre o meio ambiente.

 

Outra publicação bacana e gratuita realizada pela Plataforma Semente é Ser do Cerrado: Saberes e diversidade nos jardim do Inhotim, que reúne reflexões e relatos de ações ambientais realizadas no Instituto.

 

Aprendendo com o Jardim Botânico

Quer expandir seus conhecimentos ambientais para além do mundo virtual? Boa pedida é visitar pessoalmente o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). O local expõe obras de emblemáticos artistas brasileiros e internacionais, e um acervo com cerca de 4,3 mil espécies de plantas de diferentes continentes.

Além de nove jardins temáticos, o Instituto tem, no coração do Jardim Botânico, o Viveiro Educador, um espaço que combina jardins para visitação, áreas de produção de plantas (estufas e casas de sombra) e pesquisa científica (Laboratório de Botânica). Lembrando que a entrada no Inhotim é gratuita todas as quartas-feiras.

 

Informações gerais – Instituto Inhotim

 

Horários de visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Entrada: R$ 50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.

Entrada gratuita: Quarta-gratuita Inhotim (todas as quartas-feiras são gratuitas) e Domingo Gratuito Inhotim + B3 (último domingo do mês)

 

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

 

Opções de transporte regular

 

Inhotim Loja Design

A loja do Inhotim, localizada na entrada do Instituto, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional, além da linha institucional do Parque. É possível adquirir os produtos também por meio da loja online.

Legenda da foto em destaque:

Viveiro Educador do Inhotim. Foto: Brendon Campos