Eletrobras avança na restauração do Vapor Benjamim Guimarães, no Rio São Francisco, em Minas Gerais

Primeiro projeto que será concretizado com os recursos da capitalização da empresa, sob orientação do executivo federal, vai gerar benefícios para a região e o resgate do patrimônio histórico
O lendário Vapor Benjamim Guimarães voltará a navegar pelas águas do São Francisco. Graças a um investimento de R$ 5,6 milhões, viabilizado por recursos previstos na lei que capitalizou a Eletrobras, a embarcação — ícone da navegação fluvial brasileira e símbolo cultural do Velho Chico — voltará a operar em Pirapora, no Norte de Minas, após mais de uma década fora de serviço.
“Essa será uma entrega muito simbólica para a Eletrobras. Trata-se da concretização do primeiro projeto viabilizado pelos recursos previstos na lei que capitalizou a empresa e que começam a gerar resultados concretos para o desenvolvimento sustentável das regiões. A restauração do Vapor representa a preservação de um bem histórico, mas também o fortalecimento da economia local, por meio da valorização do turismo e da cultura do rio da integração nacional”, destaca o Diretor de Implantação de Fundos Regionais da Eletrobras, Domingos Andretta, reforçando o atendimento à decisão de política pública sob coordenação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e do Ministério de Minas e Energia.
Os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado, conduzidos pela empresa INC – Indústria Naval Catarinense LTDA, contratada pela Eletrobras para realizar as intervenções. As obras incluem a execução de todos os serviços de restauração necessários para a sua entrada em operação e seu consequente retorno à navegação, sempre com o cuidado de preservar as características históricas da embarcação.
Essa entrega também vai contribuir para o uso múltiplo da água do Rio São Francisco. Antes, a operação do reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, era limitada pela necessidade de controlar a vazão máxima do rio. Liberar muita água poderia prejudicar ou até destruir o Vapor. Isso também afetava as usinas da Eletrobras mais abaixo no rio. Com a restauração, será possível aumentar a flexibilidade na liberação da água, beneficiando tanto as operações das usinas quanto a preservação do patrimônio histórico, sem comprometer o equilíbrio da região.
Os investimentos
Desde que se tornou uma empresa privada, a Eletrobras passou a cumprir compromissos assumidos na sua capitalização, entre eles o repasse anual de recursos para programas de desenvolvimento regional e revitalização ambiental, previstos em lei. A aplicação desses recursos, originados da outorga paga pela empresa à União, é definida pelo governo federal, sob a coordenação dos ministérios de Minas e Energia e da Integração e Desenvolvimento Regional.
A Eletrobras não tem poder para decidir onde o recurso será aplicado. Sua função é executar os projetos aprovados pelos comitês gestores desses recursos. Essa ação representa uma resposta social à capitalização da empresa, alinhando desenvolvimento regional e sustentabilidade.
A história O Vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913 nos Estados Unidos, é a última embarcação desse tipo em operação no mundo. Ele carrega esse nome em homenagem a um empresário e filantropo que teve um papel relevante no desenvolvimento de Minas Gerais e na promoção da navegação fluvial no Rio São Francisco.
Desde a década de 1920, o navio navegou pelo Rio São Francisco, tornando-se referência na história e no turismo de Pirapora. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) em 1985, a embarcação estava inativa desde 2013 devido a problemas estruturais e burocráticos.
Com a conclusão da restauração, o Vapor será entregue para a administração da Prefeitura. A intenção é que ele volte a realizar passeios turísticos pelo Velho Chico, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico da região e promovendo o desenvolvimento sustentável de Pirapora e do Vale do São Francisco.
|
Legenda da foto em destaque:
Vapor Benjamin Guimarães. Crédito: Divulgação / Eletrobras. |