Em Brasília, a vereadora Adriana Souza articula expansão do metrô em Contagem e volta do trem de passageiros à RMBH

Em Brasília, a vereadora Adriana Souza articula expansão do metrô em Contagem e volta do trem de passageiros à RMBH

A vereadora Adriana Souza (PT-Contagem) cumpre agenda oficial em Brasília nesta terça (27) e quarta-feira (28) com foco em mobilidade urbana, geração de trabalho e direitos das mulheres

Um dos principais compromissos será com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar a luta pela volta do trem de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte e pela expansão do metrô até o bairro Beatriz, em Contagem.

Adriana lidera uma comitiva de vereadoras da RMBH, em articulação com o Governo Federal por soluções estruturantes para os municípios.

Em reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, apresentará propostas como o fim da escala 6×1, redução da jornada sem corte salarial e políticas de fomento ao emprego, com foco nas mulheres e mães chefes de família. As demandas foram sistematizadas em audiência pública realizada em Contagem no dia 7 de maio.

A agenda inclui ainda encontros com a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para tratar de autonomia financeira feminina, políticas de cuidado e ações para a população negra, LGBTQIA+, mães solo, juventudes e idosos.

O grupo também debaterá e buscará recursos para regularização fundiária, urbanização de vilas e favelas e moradia digna, além dos projetos prioritários que estão em andamento nos municípios representados.

Comitiva de vereadoras da RMBH:

  • Adriana Souza – Contagem
  • Marcela Menezes – Ribeirão das Neves
  • Suzane Duarte Almada – Santa Luzia
  • Jonara Gonçalves – Ferros
  • Maria do Sagrado – João Monlevade

A iniciativa reforça o papel estratégico das mulheres na política e o compromisso com soluções concretas para os desafios das periferias urbanas.