Em Contagem, a prevenção e o combate às arboviroses estão sendo intensificados, neste mês de janeiro

Em Contagem, a prevenção e o combate às arboviroses estão sendo intensificados, neste mês de janeiro

Devido ao aumento das temperaturas e chuvas recorrentes – cenário propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura tem atuado no controle vetorial do mosquito nas regiões da cidade, de acordo com o monitoramento realizado constantemente pelas ferramentas disponíveis no município.

Dentre as ações previstas, a partir desta terça-feira (9/1) até a sexta-feira (12/1), agentes de endemias farão a borrifação, conhecida como bloqueio químico, na Região Sede, local onde foram notificados casos de dengue recentemente. A ação ocorrerá entre 6h e 14h, quando serão contemplados nove quarteirões no bairro Colonial e 24 quarteirões no bairro Funcionários. Os agentes fazem a mobilização anteriormente, orientando aos moradores quanto aos preparativos para a desinfecção.

Em 2023, foram notificados 20.517 casos de dengue e 4.837 confirmados, com quatro óbitos no município. Para chikungunya, foram 4.538 notificados e 3.626 confirmados e um caso de zika confirmado. Em 2024, já foram notificados 16 casos de dengue com maior ocorrência na região Sede e Nacional.

Combate aos focos do mosquito 

O combate às arboviroses é realizado constantemente em Contagem. Além das visitas de rotina dos agentes de combate a endemias às residências, com o intuito de verificar a presença de focos do mosquito, fazer o tratamento focal, que consiste na aplicação de larvicida e eliminação dos focos, e orientar a população sobre as medidas de controle, outras ações também são realizadas. Nas áreas com grande risco de transmissão das arboviroses são feitos mutirões de limpeza, intensificação das visitas dos agentes e, quando necessário, é realizada a borrifação (bloqueio químico) no local.

O setor de zoonoses realiza um constante monitoramento para verificar quais áreas do município apresentam maior risco de transmissão. Para isso, são utilizadas ferramentas como o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti- LIRAa, que é uma pesquisa larvária feita nas residências, onde é possível identificar se existe a larva do mosquito. Outra ferramenta são as ovitrampas, armadilhas de captura de ovos do mosquito que são instaladas em residências previamente selecionadas e que a Zoonoses avalia, a cada 15 dias, o grau de infestação do mosquito na área.

Já para o monitoramento do mosquito, a Prefeitura investiu no MI-Aedes, uma tecnologia inovadora que proporciona o monitoramento das fêmeas fecundadas do Aedes, por meio de sua captura, gerando índices das infestações confiáveis, sendo esta, de fácil implementação e de rotina simples. Juntamente com os índices de infestação é possível detectar os vírus do mosquito, antecipando os resultados da circulação viral da dengue, zika e chikungunya, antes da notificação dos mesmos, otimizando então as ações de controle no município.

Além de permitir uma detecção antecipada dos vírus transmitidos pelo Aedes adulto de maneira otimizada, o MI-Aedes possibilita a localização dos pontos com maior infestação do mosquito, podendo identificar as áreas prioritárias para as ações de prevenção e controle; facilita o gerenciamento e tomada de decisões semanais, e avaliação da efetividade das ações de controle do vetor, dentre outras.

O monitoramento de casos que são notificados também é essencial. Eles são mapeados e é realizado um cruzamento desses dados com os resultados de ovitrampas, do MI-Aedes e de LIRAa. A partir da relação desses dados epidemiológicos são identificadas as áreas que estão mais críticas para realizar uma ação mais imediata.

Confira as principais medidas de prevenção:  

  • Tampar tonéis e caixas d’água
  • Manter calhas sempre limpas
  • Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
  • Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
  • Limpar os potes de água para animais
  • Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa
  • Fazer o uso constante de repelentes com icaridina
  • Aplicar telas (podem ser feitas de filó) em janelas e portas

Cuidados ao apresentar sintomas 

Ao apresentar qualquer sintoma de dengue ou chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é importante procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS). É preciso ficar atento, pois o tratamento destas doenças precisa de acompanhamento mais minucioso para prevenir o risco de agravamento. É fundamental iniciar a hidratação e procurar atendimento no serviço de saúde.

Após o atendimento na unidade de saúde, o paciente será encaminhado para realizar o exame de RT-PCR que é o método diagnóstico mais específico para detecção das arboviroses, disponível no SUS Contagem.

Os principais sintomas da dengue são (2 a 7 dias):

  • Febre alta > 38°C
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Os principais sintomas de chikungunya são (3 a 10 dias):
  • Erupção na pele
  • Febre
  • Dores fortes nas articulações e músculos
  • Dores de cabeça
Autor: jornalistas Vanessa Trotta e Laura Oliveira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo / Fotos: Fábio Silva