Escola da Serra (BH) lança livro colaborativo sobre a função do ambiente na prática pedagógica

Escola da Serra (BH) lança livro colaborativo sobre a função do ambiente na prática pedagógica

“Espaço Educador” será lançado no dia 14/09 e foi escrito juntamente com o escritório de arquitetura Mach e o coletivo Micrópolis

A Escola da Serra tem um projeto inovador, sempre buscando uma educação instigante e atrativa para crianças e adolescentes. Parte importante desta proposta é o espaço oferecido aos alunos – é fundamental que seja atrativo e convidativo para crianças e jovens, que estimule a convivência, a interação e a criatividade, o contato com a natureza e o movimento corporal. E que também abra possibilidades para os educadores proporem atividades.

“As transformações e descobertas que fizemos foram tão enriquecedoras para a construção da nossa concepção de educação que entendemos que seria interessante registrá-las para apresentar a proprietarios de escolas, educadores, empreendedores que pensam em abrir uma escola e, principalmente, às escolas que venham se filiar a nossa rede. Para enriquecer ainda mais essa maneira de lidar com o espaço como elemento educador, agregamos outras soluções interessantes adotadas por escolas ao redor do planeta. Este livro, portanto, é a nossa contribuição para a busca permanente de coerência entre os espaços e as pessoas para formar um todo educativo” explica Sérgio Godinho, diretor geral da Escola da Serra.

Pesquisas, leituras, entrevistas e conversas  com as escolas afiliadas de Pouso Alegre e Birigui, assim como outros espaços escolares deram origem ao livro “Espaço Educador”, uma parceria da Escola da Serra com Mach Arquitetos, Coletivo Micrópolis, o arquiteto Alceu Brito e a Crivo Editorial.

No dia 14/09 (quinta-feira), às 19h, ele será lançado na Escola da Serra, em um evento aberto ao público. Na ocasião, acontece também uma roda de conversa com autores, sarau literário e feira de produtos artesanais feitos pelos próprios alunos.

Este é o segundo livro lançado pela Escola da Serra. O primeiro é uma parceria com o tradutor Stefano Mimiza, a educadora Viviane Maia e a Crivo Editoral – a tradução do livro “As crianças pensam grande”, do educador italiano Franco Lorenzoni . Em 2024 será lançado um livro que conta a história da Escola da Serra.

 

Sobre a Mach

A Mach é uma empresa de arquitetura e urbanismo fundada em 1990 pelos arquitetos Mariza Machado Coelho e Álvaro Hardy (Veveco). Em 2005, Fernando Maculan passa a integrar a sociedade com Mariza.

Em 2021, a empresa acolhe dois novos sócios-diretores – os arquitetos urbanistas Luciana Czechmeister e Rafael Yanni. O campo de atuação da MACh é bastante amplo, e abrange projetos educacionais, residenciais, comerciais, culturais, esportivos e urbanos, ao lado de intervenções no patrimônio histórico edificado e projetos de grande complexidade. A cultura tem sido, nos últimos anos, a área que reúne as mais numerosas realizações do escritório, entre expografia, cenografia, arquitetura de museus e instituições culturais. No campo social, destaca-se a atuação da MACh em projetos em favelas e periferias, notadamente o Aglomerado da Serra e o Morro das Pedras, que teve como desdobramento mais recente (2017) a criação do Coletivo Levante.

 

Sobre a Micrópolis

Micrópolis é uma empresa que atua na intersecção entre os campos da arquitetura, do design e da educação. Uma das nossas principais áreas de atuação consiste em traduzir narrativas, territórios e comunidades em projetos gráficos e editoriais de alta qualidade. Em cada um desses projetos, buscamos realizar um processo meticuloso de compreensão das demandas das instituições, pessoas e espaços envolvidos. Através do poder do design, criamos novas conexões entre as pessoas e seus territórios, abrindo caminhos para a criação de novas camadas de significados, sentidos e possibilidades.

 

Sobre a Escola da Serra 

A Escola da Serra é reconhecida pelo MEC como “referência em inovação e criatividade na educação básica” graças ao seu projeto pedagógico que aposta no estudante como protagonista do seu aprendizado. Esse conceito educacional preconiza o respeito aos ritmos individuais, a solidariedade, a cooperação e a autonomia, descomprimindo o ambiente escolar e impregnando-o de serenidade, afeto e alegria. O currículo, enriquecido com componentes voltados ao desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do autoconhecimento, da sociabilidade, da ousadia e da participação, faz com que os alunos realizem aprendizagens significativas para toda a vida, capacitando-os a lidar com os desafios e oportunidades do mundo de hoje.

Certos da possibilidade de implementar um Projeto Pedagógico que determine uma outra educação, muito além dos modelos convencionais,, desde 2004, a Escola da Serra está comprometida em formar pessoas ativas em sua comunidade, autônomas e protagonistas de seu projeto de vida. Cidadãos sensíveis às desigualdades e injustiças, responsáveis pelo mundo que vivem com uma perspectiva crítica bem desenvolvida.

Fotos: Miguel Aun

Serviço 

Lançamento “Espaço Educador”,

Data: 14 setembro

Horário: 19h

Local: Escola da Serra – R. do Ouro, 1900 – Serra

https://escoladaserra.com.br

https://www.instagram.com/escola_da_serra